Os estudantes manauaras Maria Clara Procópio, de 11 anos, e Duncan Girão Farias, de 10 anos, estão prestes a embarcar para a missão de representar o Amazonas em um evento nacional de robótica, que celebra a inovação e a tecnologia na educação básica. Eles viajam nesta quarta-feira (11) para participar da etapa nacional da FIRST® LEGO® League Explore, que acontece no Recife, Pernambuco.
A atividade faz parte da programação da 2ª edição do Festival de Programação e Robótica do Recife (FPR), que ocorre de 10 a 13 de setembro na capital pernambucana. Além da FIRST® LEGO® League Explore, que busca desafiar os participantes a resolver problemas do cotidiano através da robótica educacional, o festival também conta com mostras criativas, oficinas, apresentações culturais e a etapa regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).
Maria Clara, estudante do 6º ano, está superanimada para representar o seu estado no evento nacional. Ela relembrou como foi o seu primeiro contato com a robótica educacional e disse que pensou que seria algo muito difícil, mas, conforme foi desenvolvendo as atividades, que consistem em encaixe, raciocínio lógico e programação, ela se apaixonou pela área e não quer mais parar.
A mãe dela, Janaynna Procópio, afirma que a filha é encantada pelo mundo da robótica e sempre dá o melhor de si em todas as competições.
Duncan Girão, estudante do 5º ano, disse que já participou de outros torneios de robótica, mas é a primeira vez na etapa nacional. Desta vez, ele preparou uma pista de skate e uma sala gamer. A avó dele, Nilza Girão, disse que ficou muito feliz e orgulhosa ao receber a notícia de que o neto irá participar do evento nacional.
O operador regional da FIRST® LEGO® League Explore, Tiago Cauassa, explica que o projeto internacional funciona há muitos anos e que nasceu de uma parceria entre duas instituições: a Lego, da Dinamarca, e uma Organização Não-Governamental (ONG) dos Estados Unidos. O programa tem o intuito de incentivar crianças a entrar no mundo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Para a professora de robótica, Acsa Leon, que irá acompanhar os alunos durante a competição, a expectativa é grande para o evento, porque é a primeira vez que ela participa da etapa nacional. Ela destaca que a robótica de encaixe é uma atividade capaz de cativar os alunos desde cedo, unindo a tecnologia e a arte para resolver problemas do cotidiano.
*Fonte: Acrítica