Um novo estudo mostra que a maioria dos ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) não acontece sem aviso prévio do corpo. Quatro fatores de risco hipertensão, colesterol alto, níveis elevados de açúcar no sangue e tabagismo estavam presentes na maioria dos eventos cardiovasculares graves.
A pesquisa analisou dados de 9 milhões de adultos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos e foi conduzida por cientistas de ambos os países. Os resultados foram publicados em 29 de setembro no Journal of the American College of Cardiology.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Após a análise dos registros médicos, os pesquisadores identificaram que esses fatores antecederam 99% dos eventos cardiovasculares. Entre mulheres com menos de 60 anos grupo considerado de menor risco mais de 95% dos ataques cardíacos ou AVCs também estavam ligados a algum desses fatores.
A hipertensão foi o fator mais comum, presente em 93% dos casos de ataque cardíaco, AVC ou insuficiência cardíaca.
Segundo os cientistas, os resultados desafiam estudos anteriores que apontavam o surgimento de doenças cardíacas sem causas aparentes. “O objetivo agora é trabalhar mais arduamente para controlar esses fatores de risco modificáveis, em vez de buscar causas que não são facilmente tratáveis e não são causais”, afirmou Philip Greenland, da Universidade Northwestern (EUA), coautor do artigo.

