Portal Castello Connection
Saúde

Estudo aponta que hipertensão, colesterol alto e tabagismo precedem a maioria dos ataques cardíacos e AVCs

A pesquisa analisou dados de 9 milhões de adultos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos e foi conduzida por cientistas de ambos os países.

(Foto: Getty Images)

Um novo estudo mostra que a maioria dos ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC) não acontece sem aviso prévio do corpo. Quatro fatores de risco hipertensão, colesterol alto, níveis elevados de açúcar no sangue e tabagismo estavam presentes na maioria dos eventos cardiovasculares graves.

A pesquisa analisou dados de 9 milhões de adultos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos e foi conduzida por cientistas de ambos os países. Os resultados foram publicados em 29 de setembro no Journal of the American College of Cardiology.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Após a análise dos registros médicos, os pesquisadores identificaram que esses fatores antecederam 99% dos eventos cardiovasculares. Entre mulheres com menos de 60 anos grupo considerado de menor risco  mais de 95% dos ataques cardíacos ou AVCs também estavam ligados a algum desses fatores.

A hipertensão foi o fator mais comum, presente em 93% dos casos de ataque cardíaco, AVC ou insuficiência cardíaca.

Segundo os cientistas, os resultados desafiam estudos anteriores que apontavam o surgimento de doenças cardíacas sem causas aparentes. “O objetivo agora é trabalhar mais arduamente para controlar esses fatores de risco modificáveis, em vez de buscar causas que não são facilmente tratáveis e não são causais”, afirmou Philip Greenland, da Universidade Northwestern (EUA), coautor do artigo.

Relacionados

Unidades de saúde imunizam crianças e adolescentes neste sábado

Thayná Sousa

Macapá: mamografias sem agendamento estão disponíveis durante Outubro Rosa

Ingrid Galvão

Lula sanciona lei que cria programa para levar médicos especialistas a regiões carentes do SUS

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais