O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta quinta-feira (9/10) que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, já entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar das tarifas aplicadas aos produtos brasileiros exportados para os EUA, conhecidas como “tarifaço”.
Lula destacou que o Brasil não busca conflito e quer manter uma relação “boa, civilizada, democrática e respeitosa” com os Estados Unidos, ressaltando a importância histórica da aliança entre os países, que completa 201 anos.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O anúncio ocorre três dias após a ligação telefônica entre Lula e o presidente Donald Trump, quando os líderes acertaram iniciar negociações bilaterais. A conversa, de 15 minutos, foi considerada pelo lado brasileiro como “muito boa” e “objetiva”.
Segundo nota do Itamaraty, Rubio e Vieira devem se reunir em breve em Washington para avançar nas discussões sobre questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes. O Departamento de Estado americano também confirmou a conversa e o convite.
O chamado “tarifaço” faz parte da política americana de aumentar tarifas para recuperar a competitividade frente à China. Desde 6 de agosto, cerca de 60% dos produtos brasileiros exportados aos EUA, incluindo carne e café, recebem sobretaxa de 50%. Além disso, Washington impôs restrições de vistos a autoridades brasileiras e sanções financeiras contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
No fim de setembro, Lula e Trump se encontraram brevemente na Assembleia da ONU, em Nova York, quando o presidente americano elogiou Lula e disse ter estabelecido uma “excelente química” com ele.

