Portal Castello Connection
Mundo

EUA iniciam negociações com Brasil sobre “tarifaço” após ligação de Lula a Trump

Lula destacou que o Brasil não busca conflito e quer manter uma relação “boa, civilizada, democrática e respeitosa” com os Estados Unidos.

(Foto: Reprodução/internet)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou nesta quinta-feira (9/10) que o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, já entrou em contato com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para tratar das tarifas aplicadas aos produtos brasileiros exportados para os EUA, conhecidas como “tarifaço”.

Lula destacou que o Brasil não busca conflito e quer manter uma relação “boa, civilizada, democrática e respeitosa” com os Estados Unidos, ressaltando a importância histórica da aliança entre os países, que completa 201 anos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O anúncio ocorre três dias após a ligação telefônica entre Lula e o presidente Donald Trump, quando os líderes acertaram iniciar negociações bilaterais. A conversa, de 15 minutos, foi considerada pelo lado brasileiro como “muito boa” e “objetiva”.

Segundo nota do Itamaraty, Rubio e Vieira devem se reunir em breve em Washington para avançar nas discussões sobre questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes. O Departamento de Estado americano também confirmou a conversa e o convite.

O chamado “tarifaço” faz parte da política americana de aumentar tarifas para recuperar a competitividade frente à China. Desde 6 de agosto, cerca de 60% dos produtos brasileiros exportados aos EUA, incluindo carne e café, recebem sobretaxa de 50%. Além disso, Washington impôs restrições de vistos a autoridades brasileiras e sanções financeiras contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

No fim de setembro, Lula e Trump se encontraram brevemente na Assembleia da ONU, em Nova York, quando o presidente americano elogiou Lula e disse ter estabelecido uma “excelente química” com ele.

Relacionados

Trump diz ter ‘salvo’ o TikTok em vídeo na própria plataforma

Ingrid Galvão

Parlamento de Portugal aprova lei de imigração mais rígida; regras afetam brasileiros

Ingrid Galvão

Paralisação do governo Trump entra no segundo dia com ameaça de demissões em massa

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais