25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
Polícia

Ex-servidor da Funai é preso suspeito de abusos sexuais contra adolescentes e mulheres, no Amazonas

A prisão de Assunção aconteceu nesta terça-feira (20), durante uma operação da PF, no município de Nova Olinda do Norte, a mais de 130 quilômetros de Manaus.

Foto: Daniela Branches/Rede Amazônica

O ex-servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) e presidente de uma organização indígena, Gilmar Palheta Assunção, foi preso pela Polícia Federal suspeito de cometer abusos sexuais contra adolescentes e mulheres de comunidades indígenas no Amazonas, nesta quarta-feira (20).

Exonerado do órgão após as primeiras denúncias, em setembro de 2023, Assunção é suspeito de abusar de meninas e mulheres em troca de ajuda em processos de aposentadoria, benefícios sociais, abertura de conta bancária e até para corrigir dados cadastrais em órgãos públicos, segundo a PF.

A prisão de Assunção aconteceu durante uma operação da PF, em uma casa no município de Nova Olinda do Norte, a mais de 130 quilômetros de Manaus.

Segundo a investigação, pelo menos 20 pessoas podem ter sido vítimas do ex-servidor que foi exonerado após as primeiras denúncias, em setembro de 2023.

De acordo com a polícia, Assunção foi coordenador da Funai na região por mais de dez anos, declarado indígena Munduruku. Ele também é servidor da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc).

Por meio de nota, a Seduc informou que ele é servidor efetivo do órgão e foi afastado cautelarmente, em 14 de dezembro do ano passado, enquanto as investigações seguem.

“As punições administrativas previstas em legislação atual podem chegar a demissão”, informou a secretaria.

Em 2024, esta é terceira ação da Polícia Federal em combate aos abusos sexuais contra indígenas no Amazonas.

*Fonte: G1 AM

Relacionados

PF desarticula esquema criminoso destinado à aquisição de merenda escolar em Manaus

Redação

Repórter ‘Zé Real’ é procurado pela polícia suspeito de invadir casas e cometer roubos no interior do AM

Redação

Suspeito de realizar roubos a comércios é preso no bairro Tancredo Neves

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais