Portal Castello Connection
Brasil

Expectativa de vida no Brasil sobe para 76,6 anos, maior índice já registrado

Dados da Tábua de Mortalidade do IBGE mostram avanço após impacto da pandemia.

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A expectativa de vida no Brasil chegou a 76,6 anos em 2024, segundo a Tábua de Mortalidade divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número é o maior já registrado desde o início da série histórica, em 1940, e representa um aumento em relação a 2023, quando o índice era de 76,4 anos.

O levantamento mostra que as mulheres vivem em média 79,9 anos, enquanto os homens alcançam 73,3 anos. A diferença de mais de seis anos entre os sexos reflete desigualdades históricas, mas ambos os grupos apresentaram crescimento em relação ao ano anterior.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Outro dado relevante é a queda na mortalidade infantil, que passou de 12,5 para 12,3 óbitos por mil nascidos vivos. Apesar da melhora, o indicador ainda não recuperou os níveis observados antes da pandemia de Covid-19, que reduziu a expectativa de vida para 72,8 anos em 2021.

Segundo o IBGE, o avanço recente é resultado de melhorias nas condições de saúde, redução da mortalidade infantil e avanços sociais. Em 1940, a expectativa de vida era de apenas 45,5 anos — o que significa um ganho de mais de 31 anos em oito décadas.

Fonte: O Globo

Relacionados

Nova regra do CNE veta diplomas de pós-graduação para cursinhos online

Almeida

Tratamento inovador aumenta chance de transplantes em idosos com leucemia

Almeida

Mutirão da Previdência fará quase 19 mil perícias médicas neste fim de semana

Almeida

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais