30.3 C
Manaus
28/03/2025
Portal Castello Connection
Cultura

Exposição ‘Bancos indígenas do Brasil: rituais’ estreia em Manaus

Cem bancos, de 39 etnias indígenas do País, integram a mostra. O público poderá visitar de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 13h, no ICBEU Manaus.

Foto: Jeiza Russo

Cem bancos, de 39 etnias indígenas do País, integram a exposição “Bancos indígenas do Brasil: Rituais”. A mostra, que acontece no The Art Gallery ICBEU Manaus (Av. Joaquim Nabuco, 1286, Centro), apresenta peças do acervo da Coleção BEI e conta com a curadoria de Marisa Moreira Salles, Tomás Alvim, Danilo Garcia e Rui Machado. As peças exibidas nesta ocasião refletem a diversidade cultural e as tradições dos povos indígenas.

A exposição estreia oficialmente nesta quinta-feira (27) e permanecerá em cartaz até 21 de junho. O público poderá visitar a mostra de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 13h, no ICBEU Manaus. A entrada é gratuita e aberta ao público

No dia da abertura, às 18h, ocorrerá um debate com a participação de importantes lideranças indígenas, como Cacique Wareaiup Yoriwe Kaiabi, Cacique Santo Cruz Mariano Clemente e Santos Inácio Clemente, além dos curadores Tomas Alvim e Rui Machado.

Peças

Os bancos indígenas brasileiros são verdadeiras obras de arte, caracterizados por serem esculpidos em um único tronco, sem emendas ou junções. Essas peças únicas são mais do que simples objetos: elas são parte de rituais e tradições dos povos originários.

A exposição em Manaus destaca três desses rituais – iniciação e passagem, mitos e contos, e espiritualidade e cura – e apresenta bancos que são fundamentais para essas práticas. Além disso, a mostra também celebra a beleza e riqueza cultural dos povos indígenas, com bancos que representam a diversidade e criatividade dessas comunidades.

“Os bancos são feitos para o dia a dia, no modo geral. E tem alguns que são feitos para determinados rituais. Como, por exemplo, o banco de Pajé, que somente o Pajé senta nele. É usado para as cerimônias”, explica o curador da Coleção BEI, Danilo Garcia.

Seções

De acordo com Danilo, a estrutura da exposição é dividida em quatro seções principais, permitindo uma visão abrangente da coleção. “A exposição está organizada em três núcleos, e um quarto núcleo com peças gerais da coleção. Há também uma doação do artista Rui Machado: são mais de 30 bancos, que hoje em dia pertencem à coleção BEI”, destaca o curador.

Valorização da arte

A coleção BEI tem como objetivo principal promover e valorizar a arte brasileira, com especial ênfase na arte dos povos originários. Para alcançar esse objetivo, a coleção realiza exposições gratuitas em diferentes cidades do Brasil e no exterior, além de desenvolver programas de arte-educação para crianças de escolas públicas, incluindo visitas guiadas e atividades educativas. Com essas iniciativas, a coleção busca valorizar a arte contemporânea brasileira dos povos originários e compartilhar essa riqueza cultural com o público.

“A coleção acabou trazendo para os povos originários uma projeção: antes os bancos eram apenas um objeto menor, um artesanato. A partir da coleção, o visitante, o público em geral, começou a perceber isso como obra de arte. E esse é nosso papel: trabalhar essas peças como obra de arte, porque de fato elas são. Gostaríamos muito que a exposição circulasse por todo o Brasil, para que todos os brasileiros tivessem ciência da riqueza e da beleza da nossa arte dos povos originários”, conclui Garcia.

Serviço

O quê: Exposição ‘Bancos indígenas do Brasil: Rituais’

Onde:  The Art Gallery  ICBEU Manaus -Av. Joaquim Nabuco, 1286, Centro

Quando: de 27 de março a 21 de junho

Entrada: Gratuita

Relacionados

58º Festival Folclórico de Parintins será lançado nesta sexta-feira (28) no Teatro Amazonas

Redação

Dia Mundial do Teatro: projeto de cia amazonense busca fortalecer a arte

Redação

Caetano Medeiros é oficializado como novo Amo do Boi Caprichoso

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais