Portal Castello Connection
Saúde

FCecon e Sedel realizam ação em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Câncer

A iniciativa alertou sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir o câncer e a realização de exames de rastreio

Fotos: Luís Mansueto/FCecon

Muita música, animação, dança e treinamento funcional marcaram a ação referente ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, nesta segunda-feira (27/11), que alertou sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para prevenir o câncer e a realização de exames de rastreio. A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), e pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), por meio do projeto RespirAR.

A iniciativa ocorreu na Vila Olímpica de Manaus e contou com a presença dos alunos adultos do Projeto RespirAR e de educadores físicos. Os participantes realizaram aulas de ritmos, treinamento funcional, receberam orientações sobre os exames de rastreio para os cânceres de mama e de próstata, camisas e lanches das ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

Conforme a coordenadora Estadual de Atenção Oncológica, enfermeira Marília Muniz, a atividade foi voltada ao público masculino, em atenção ao Movimento Mundial Novembro Azul, e ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.

“Alertamos os homens sobre a necessidade de irem regularmente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o exame sanguíneo antígeno prostático específico (PSA), usado no rastreio de câncer de próstata. E, caso necessário, também fazerem o toque retal, o qual é indolor”, ressalta.

A ação realizada entre a FCecon e a Sedel foi importante para chamar a atenção do público presente para a prática de atividade física diariamente, segundo o gerente de projetos da Vila Olímpica, Lucas Canavarro. Ele disse que o espaço é um local de promoção de qualidade de vida e saúde para muitos amazonenses.

Fotos: Luís Mansueto/FCecon

“A Sedel também oferece em outras praças da cidade atividades, por exemplo, o treinamento funcional, voltadas ao combate do sedentarismo para evitar doenças crônicas como o câncer, que é uma determinação do governador Wilson Lima”, pontua.

Relacionados

Estado do Rio de Janeiro confirma primeiro registro de sarampo neste ano

Informações Agência Brasil

Hemoam reforça campanhas para manter o estoque de sangue seguro durante Carnaval

Redação

Nísia Trindade é demitida do Ministério da Saúde

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais