A Feira Norte do Estudante (FNE), acontece até sexta-feira, 26 de setembro, das 9h às 21h, no Manaus Plaza Shopping, com entrada gratuita e programação aberta para todas as idades. As palestras, rodas de conversa e oficinas sobre IA têm atraído grande público e lotado os espaços.
Uma das atividades trouxe o tema “Inteligência Artificial e seus impactos para a Educação”, com demonstrações práticas e interação com os estudantes. Durante a palestra, Luciano de Pinho Martins, presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), incentivou o uso consciente de diferentes ferramentas.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
“A IA tem a capacidade de realizar tarefas que o ser humano não consegue, ou em que possui grandes limitações. Vejo a IA como uma auxiliar do humano para que ele se torne um profissional melhor. Hoje, [saber utilizar] talvez não seja mais um diferencial, mas sim o que vai excluir alguns profissionais do mercado em determinadas funções”, destacou.
Ecossistemas de inovação
Outro momento que chamou a atenção do público foi a palestra “Ecossistema de Inovação e Startups de Manaus”, com a participação de Léo David Cunha (fundador e diretor executivo do X Lab Studio), Fabíola Almeida (gerente de projetos na VENTIUR Smart Capital) e o jornalista e empreendedor Luiz Eduardo Almeida.
O debate abordou o avanço tecnológico em diferentes setores e como o Amazonas vem se consolidando como polo de inovação no Brasil. O estado reúne universidades, incubadoras, aceleradoras, investidores e políticas de P&D (Pesquisa & Desenvolvimento) que, em conjunto, compartilham recursos e fortalecem a busca por soluções sustentáveis para desafios estruturais — tanto na capital quanto no interior — sem se restringir apenas à tecnologia.
Feira Norte do Estudante
A FNE vai oferecer mais de 60 atividades gratuitas. As inscrições podem ser feitas no site feiranortedoestudante.com.br ou diretamente na entrada do evento. A programação inclui workshops, palestras, rodas de conversa, oficinas práticas, bate-papos, simulado de júri, testes vocacionais e dicas de vestibular.
O público também encontra cerca de 30 estandes de escolas e universidades, além de representantes de diversas áreas do conhecimento — como Engenharia, Tecnologia, Saúde e Direito — prontos para compartilhar experiências e informações.

