O presidente do boi Garantido, Antônio Andrade, foi afastado do cargo pelo Conselho de Ética do bumbá na noite desta sexta-feira (23/06), após ameaçar não colocar o boi na arena durante o Festival Folclórico de Parintins.  O diretor administrativo , Adson Silveira, assumiu interinamente a presidência da agremiação e deve antecipar as eleições antes marcadas para setembro.
A reuniĂŁo que definiu o afastamento dele e tambĂ©m pediu a saĂda da vice-presidente da agremiação, Ida Silva.
Na quarta-feira (21/06), o Conselho de Ética do Garantido, emitiu um ofĂcio pedindo o afastamento dos dois cargos e de toda a mesa-diretora que compõe o boi vermelho e branco. O documento alega falta de transparĂŞncia dos recursos pĂşblicos destinados ao boi-bumbá.
A gota d´água para o afastamento foi a carta que o agora ex-presidente enviou à Secretaria de Cultura ameaçando não colocar o bumbá na arena, apesar de ter recebido mais de R$ 13 milhões dos patrocinadores. O Conselho Fiscal já havia reprovado as contas dele de 2020 e 2021.
O governo emitiu uma nota assegurando que o festival iria acontecerá, nos dias 30 de junho e 1 e 2 de julho de 2023, como manda a tradição.