Portal Castello Connection
Cultura

Festival de Teatro da Amazônia 2025: confira os espetáculos da semana com entrada gratuita

De segunda a sexta-feira, as sessões acontecem no Teatro Amazonas e no Teatro Gebes Medeiros

(Foto: Divulgação)

A programação do 19º Festival de Teatro da Amazônia (FTA) segue nesta semana com espetáculos das mostras Jurupari, Ednelza Sahdo e Chico Cardoso, no Teatro Amazonas e no Teatro Gebes Medeiros, no Centro de Manaus. A entrada é gratuita em todas as sessões.

Nesta segunda-feira (06/10), às 20h, Ariane Feitoza sobe ao palco do Teatro Amazonas, para apresentar “Hortênsia”, que concorre na categoria “Jurupari Adulto”. A obra é um mergulho profundo entre realidade e fantasia com a protagonista marcada pela sombra de um sequestro na infância. A classificação é de 16 anos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

No palco, Hortênsia revisita memórias fragmentadas e sentimentos contraditórios, expondo ao público sua coragem, fragilidade e o emaranhado de emoções que a aprisionam. Entre lembranças e devaneios, ela revela a complexidade da síndrome de Estocolmo, onde vítima e agressor se confundem em laços de afeto, cumplicidade e dor.

Palhaçaria

Quem abre a programação de terça-feira (07/10), às 15h, no Teatro Amazonas, é Sofia, uma palhaça faxineira interpretada por Ana Oliveira que vive a dureza da realidade de um trabalho pesado e que a coloca, muitas vezes, numa situação de invisibilidade.

Em “Imundo de Sofia”, a plateia acompanha a jornada de trabalho e devaneios dessa figura em um mundo permeado pelo que é cotidiano a essa classe, trata-se de olhar leve e divertido sobre um universo ignorado. A peça faz parte da mostra “Jurupari Infâncias” e tem classificação livre.Às 20h tem “Contos de Carolina”, da Aluá Produções, no Teatro Amazonas, na categoria “Jurupari Adulto”. Com atuação de Daniely Lima e direção de Taciano Soares, o espetáculo de palhaçaria homenageia a vida e obra de Carolina Maria de Jesus, uma das maiores vozes da literatura brasileira. Através da comicidade negra, a montagem transforma as histórias e vivências da escritora em riso, crítica e poesia, revelando a potência da sua voz e a atualidade de suas palavras. A classificação é de 14 anos.

Na quarta-feira (08/10), às 15h, é a vez de “Balões”, com Jean Palladino, no Teatro Amazonas. Em cena, um palhaço prepara o espaço e recebe convidados para uma festa de aniversário e entre jogos, romances e partos, Caco flutua na gravidade dos afetos e celebra a saudades daqueles que vieram antes e já voaram. A classificação é livre.

A obra da Barravento Cultural concorre na categoria “Jurupari Infâncias” e tem direção de Jean Palladino, Francine Marie na operação de som e Richard Harts na iluminação.

Povos de terreiro no espaço urbano

A Café Preto Produções Artísticas apresenta às 20h de quarta-feira, no Teatro Amazonas, o espetáculo “Mojubá”, na mostra “Jurupari Adulto”. Com concepção, atuação e direção da atriz premiada Correnteza Braba, a peça investiga o pertencimento dos povos de terreiro no espaço urbano, abordando o racismo religioso e o apagamento histórico dos terreiros em Manaus. A classificação é de 16 anos.

O projeto traz para a cena resultados da pesquisa acadêmica “Encruzilhada: ponto de partida para a criação performativa”, de 2021, que buscou criar experimentos estéticos e sonoros baseados na cultura negra de terreiro.

“Mojubá” conta com  Wellington Douglas na assistência de direção, Kanzelu Muka na preparação corporal, Marcelo Rosa e Mady na direção musical, Francisco Ricardo na direção de arte, Paulo Martins na iluminação, Ariska Derìì no figurino e Coletivo das Liliths na provocação cênica. A dramaturgia é assinada por Kelson Succi e Correnteza Braba.

Crianças em movimento

A programação de quinta-feira (09/10) começa com uma mensagem de saúde e bem-estar para o público infantil. A partir das 15h, a Interarte Produções apresenta o espetáculo “Estátua – O Sofá”, na mostra “Jurupari Infâncias”, com classificação indicativa livre.

Juca é um menino que vive grudado no sofá e seus companheiros são televisão e videogame enquanto biscoitos recheados, salgadinhos e refrigerantes compõem o cardápio diário. Durante uma brincadeira, seu corpo trava e Juca não consegue se mover, é o início de uma aventura surreal que o inspira a mudar os hábitos e redescobrir o prazer de se movimentar e cuidar de si.

Vida ribeirinha e mistérios da lenda do boto

À noite, a Soufflé de Bodó Company sobe ao palco do Teatro Amazonas, com “Alice Músculo +2”, às 20h. Com direção Geral e dramaturgia de Francis Madson, que também assina figurino e cenografia, a obra mergulha em camadas profundas da memória amazônica e aborda temas urgentes como o infanticídio e o abuso de meninos e meninas, sem perder o fio poético que atravessa o corpo da cena.

A história de Alice, uma criança que enfrenta a dura realidade de abusos e violências, mas tem a força da sobrevivência, concorre na categoria “Jurupari Adulto”, com classificação de 16 anos.

O espetáculo traz no elenco Bruna Polari, Denis Carvalho, Amanda Magaiver e Neuriza Figueira. A produção conta com Viviane Palandi na preparação de atores, Marcos Veniciu na preparação corporal, Diogo Navia na pesquisa e sonoplastia e Babaya Morais, contemplada com o Prêmio Shell de trilha sonora por “Estado de Sítio”, na preparação de voz poética, e Denis Carvalho na produção executiva.  

A programação completa está disponível no site fetam.com.br e no perfil da Fetam no Instagram (@fetam.teatro).

Relacionados

Boi Manaus 2025 começa nesta quarta com Feirinha do Tururi e programação infantil

Ingrid Galvão

Toada Kids leva o Boi-Bumbá ao Sumaúma Park Shopping neste domingo (5/10)

Ingrid Galvão

Amazonas Filarmônica apresenta obras de Beethoven no Teatro Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais