Portal Castello Connection
CidadeDestaques

Foto de candiru em cadáver vence concurso nacional de fotografia forense

O registro foi feito pela perita odontolegista Gisleine Medrado, do Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas.

Foto: Gisleine Medrado

A fotografia que mostra um candiru alojado em um cadáver encontrado nas águas do rio Negro, em Manaus, foi a grande vencedora do IV Concurso FotoForense, que premia registros feitos durante trabalhos de perícia em todo o Brasil. O registro foi feito pela perita odontolegista Gisleine Medrado, do Instituto Médico Legal (IML) do Amazonas.

A imagem captada pela perita do Amazonas conquistou o primeiro lugar na categoria Júri Técnico e venceu ainda na categoria Voto Popular no Instagram, com 1.787 curtidas na publicação. Ao todo, o concurso premiou cinco fotos ganhadoras, que foram anunciadas na Cerimônia de Encerramento do XXVII Congresso Nacional de Criminalística (CNC), ocorrida nesta sexta-feira (13), em São Luís, no Maranhão.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O segundo lugar pelo voto do júri técnico ficou com a fotografia de Hebert Andrade, do Ceará. O primeiro lugar pelo voto popular dos participantes do CNC foi dado à fotografia de Fernando Queiroz, também do estado do Ceará. Já o segundo lugar na mesma categoria ficou com o registro feito por Wesley Gonçalves, do Mato Grosso do Sul.

Em entrevista recente, a autora da foto que conquistou o primeiro lugar no concurso, Gisleine Medrado, destacou que a imagem revela a interação brutal da fauna aquática com os cadáveres encontrados nos rios da região, mostrando como essa interação também pode impactar o trabalho pericial.

“O candiru geralmente ataca em cardumes para se alimentar do corpo, perfurando a pele e devorando os tecidos”, explicou a perita. “O cadáver da foto tinha muitos exemplares de candiru, e essa foi uma cena que me impactou bastante. Não é algo que vemos o tempo todo”, disse ela em entrevista.

O concurso

O IV Concurso FotoForense é realizado pelo Sindicato dos Peritos Oficiais do Amazonas (SINPOEAM), em parceria com a Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e o XXVII Congresso Nacional de Criminalística (CNC). O objetivo é incentivar a criatividade e a difusão da produção fotográfica realizada por peritos oficiais de todo o Brasil. Além de peritos, trabalhadores da imprensa também participam do concurso.

Para concorrer aos prêmios, as fotografias deviam retratar o trabalho da Perícia Oficial, seja nas perícias internas ou nas perícias externas. As fotografias foram julgadas de três formas: pelo voto popular no Instagram, através de curtidas nas fotos; pelo voto popular no XXVII CNC, através de voto em cédula dos congressistas; e pelo Júri Técnico, que avaliou critérios técnicos.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Mais de 3,9 mil vagas de estágio abertas em grandes empresas para 2026

Ingrid Galvão

VÍDEOS: Ônibus pega fogo na ponte Rio Negro, em Manaus

Ingrid Galvão

Trecho de ligação entre a avenida Autaz Mirim e a Solimões será interditado para obras de gás

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais