Portal Castello Connection
Política

Fux absolve Bolsonaro de acusações do 8 de janeiro e afasta responsabilidade em atos no STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi absolvido por Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação às acusações da Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos atos de 8 de janeiro. Com o voto de Fux nesta quarta-feira (10/9), o placar parcial do julgamento ficou em 2 a 1 pela condenação.

O ministro avaliou que não há provas de que Bolsonaro tenha liderado ou participado de uma organização criminosa, repetindo entendimento adotado em casos de outros réus, como Mauro Cid e o almirante Almir Garnier. Fux também rejeitou as acusações de dano qualificado e deterioração de patrimônio público, afirmando que não ficou demonstrado nexo de causalidade entre as falas do ex-presidente e os ataques às sedes dos Três Poderes.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Entre os pontos analisados, o ministro afastou a responsabilização de Bolsonaro pelo suposto uso da Abin para monitorar autoridades, pelos discursos contra o sistema eleitoral e pela chamada “minuta golpista”, que previa estado de sítio. Ele classificou o documento como uma “mera cogitação” sem valor de execução. Também foi afastada a ligação do ex-presidente com o plano Punhal Verde Amarelo, que previa a prisão de autoridades.

Segundo Fux, até mesmo a delação de Mauro Cid reforça a defesa, indicando que Bolsonaro jamais assinaria decretos de estado de exceção. Com isso, o voto do ministro consolida a linha de absolvição para o ex-presidente e outros réus, afastando a conexão direta entre os atos do 8 de janeiro e a atuação de Bolsonaro.

 

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais