Portal Castello Connection
CulturaDestaques

Garantido ameaça não disputar o Festival Folclórico de Parintins no AM

O governo do Amazonas disse que não vai admitir que nenhuma intercorrência impeça a realização do Espetáculo do Povo da Floresta

(Foto: Reprodução Instagram @antonioandradereal)

O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade, encaminhou ofício ao secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, nesta segunda-feira (19/06), afirmando que a agremiação folclórica não tem condições financeiras de se apresentar nas três noites do Festival Folclórico de Parintins, que acontece no dias 30 de junho e 01 e 02 de julho de 2023.

O ofício veio a público, após reportagem do site BNC Amazonas.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

No documento, o presidente do Boi enumera dificuldades financeiras e diz que para se apresentar nos três dias de festival teria de dar um calote nos funcionários.

“Trata-se de calamidade iminente, com direito a ameaças de morte e cenário de caos social que deve afetar não só o boi Garantido, mas a cidade de Parintins como um todo”, diz trecho do ofício.

Em nota, o Governo do Amazonas considera inimaginável a não participação do Boi-Bumbá Garantido no 56º Festival Folclórico de Parintins, por supostos problemas financeiros da Associação Folclórica e, assegura que o festival vai acontecer como manda a tradição. A nota do governo esclarece ainda que a agremiação recebeu dinheiro para a apresentação.

“O Governo do Estado apoia, acredita e fortalece o festival em tudo que lhe cabe, tendo cumprido com todos os acordos firmados para a realização da festa em 2023. Além do repasse de R$ 10 milhões para os bois, sendo R$ 5 milhões para cada um, também trabalhou na captação de recursos junto a patrocinadores da iniciativa privada. Ao longo dos anos, o Estado também tem dado todo o apoio logístico, estrutural para que o espetáculo ocorra e espera que as Associações Folclóricas também cumpram sua parte, colocando os bois na arena e fazendo a festa acontecer”.

A nota diz ainda que o Festival Folclórico de Parintins é patrimônio cultural brasileiro e pertence ao povo do Amazonas, além de fortalecer a economia local.

“O Festival representa o fortalecimento da economia local, geração de emprego e renda para a população de Parintins, e o Governo do Amazonas não vai admitir que nenhuma intercorrência impeça a realização do Espetáculo do Povo da Floresta”, diz a nota.

Veja o documento:

Relacionados

Banda Catedral e convidados se apresentam em Manaus em show de pop rock nacional

Ingrid Galvão

Casa das Artes reabre com cinco exposições inéditas e mural em homenagem a Chico da Silva

Ingrid Galvão

Mostra Olhinho apresenta filmes infantojuvenis no Teatro Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais