Portal Castello Connection
Cultura

Garantido conclui ensaio técnico fechado e mantém mistério sobre seus ‘segredos’

Com várias restrições quanto à filmagem e à disposição da imprensa na Arena, o Boi da Baixa do São José buscou manter todo o sigilo em torno do que pretende apresentar nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Foto: Daniel Brandão

Os segredos permanecem no coração. É isso que se pode dizer após o ensaio técnico fechado realizado pelo Boi-Bumbá Garantido na noite deste último domingo (23), no Bumbódromo de Parintins. Com várias restrições quanto à filmagem e à disposição da imprensa na Arena, o Boi da Baixa do São José buscou manter todo o sigilo em torno do que pretende apresentar nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Segundo a diretoria do Bumbá, o evento desta noite serve principalmente como momento de encontro entre os vários grupos de dança do Boi espalhados pelo Amazonas e até em estados vizinhos – como Pará e Amapá. Com isso, faz-se necessário organizar as coreografias, montadas em locais diferentes..

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Dos oito grupos que vão compor a apresentação do Garantido na Arena, um dos grupos mais esperados é o Gandhicats, liderado pelo artista Gandhi Tabosa. Ele e seus componentes chegaram a Parintins neste domingo e já correram para o Bumbódromo. Segundo ele, o ensaio de hoje serviu para alinhar coreografias e marcações, além das dinâmicas com os itens.

“Chegamos hoje, então estava todo mundo muito ansioso para pisar de novo nesta terra maravilhosa, estar no Bumbódromo. Hoje demarcamos as aberturas das duas primeiras noites, momentos com a Valentina, o resto é produção ao longo desses dias, quando temos acesso a módulos, alegorias e itens. Agora é uma semana de amarrar tudo, com as surpresas”, disse Gandhi.
Repertório e Temáticas

Entre esses momentos ensaiados está a coreografia da lenda amazônica “Lendárias Guerreiras”, que termina com a entrada da Cunhã-Poranga Isabelle Nogueira, além da lenda “Uirapuru, o Canto de Esperança”, de 2020, que também culmina na entrada do item 9. Novamente, o ensaio da coreografia do ritual indígena “Transcendência Kanamari”, que deve ser encabeçada pelo Pajé Adriano Paketá, ficou de fora.

Quem participou ativamente do evento foi o apresentador Israel Paulain, servindo de norte para tudo o que era necessário ser feito ao longo do ensaio. Segundo o próprio, o ensaio deste domingo serve também para que ele possa saber o que falar durante determinados momentos da apresentação no Bumbódromo.

Expectativas sobre a Performance

Ao lado dele estavam dois daqueles que dividem a principal dúvida em torno do Boi Garantido, os levantadores de toada Sebastião Junior e David Assayag. Ambos ensaiaram com o restante dos itens e dançarinos, tendo cada um seu respectivo momento, o que ainda mantém a incógnita sobre quem será o titular do item 2. Além disso, vale ressaltar que nas toadas temas da Cunhã-Poranga, os vocais ficaram por conta de Bruno Costa, atualmente animador da torcida encarnada na arena.

Quem acompanhou tudo de perto foi o presidente do Bumbá, Fred Góes. Segundo ele, este ensaio difere do feito na noite anterior, havendo a necessidade de paralisações e repetições, tendo em vista que esta é uma das poucas oportunidades de se ter todo o grupo coreográfico junto.

“Hoje serviu como ajuste de detalhes, de um olhar espacial da arena e de como vamos nos organizar. Temos oito grupos coreográficos, com muitos deles vindos de fora, então é necessário esse momento, até porque é o nosso último nesse espaço antes do Festival começar”, ressaltou Fred.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Coreógrafos amazonenses participam do Festival de Dança de Cascavel

Ingrid Galvão

Abertas inscrições para espaços gamer e geek no festival #SouManaus 2025

Ingrid Galvão

Manaus terá teatro, cinema, shows e circo ao longo de setembro

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais