Portal Castello Connection
CulturaDestaques

Garantido rebate acusações após Festival de Parintins e pede respeito à vitória

No comunicado, a diretoria classificou as denúncias como infundadas e reafirmou seu compromisso com a verdade, o respeito e a valorização da cultura popular.

(Foto: Reprodução/internet)

O Boi-Bumbá Garantido divulgou, nesta quinta-feira (3/7), uma nota oficial para se posicionar diante das acusações que surgiram após o resultado do 58º Festival Folclórico de Parintins. No comunicado, a diretoria classificou as denúncias como infundadas e reafirmou seu compromisso com a verdade, o respeito e a valorização da cultura popular.

De acordo com o Garantido, a lista oficial dos jurados foi conhecida pela diretoria dias antes do início do festival. Ao identificar possíveis ligações de três jurados com membros do boi-bumbá Caprichoso, o Garantido solicitou a substituição dos nomes junto à Prefeitura de Parintins, responsável pela comissão de jurados, além de apresentar um pedido de impugnação ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O pedido, no entanto, foi negado.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Mesmo assim, a agremiação decidiu permanecer na disputa. Segundo o comunicado, o Garantido seguiu no festival “com responsabilidade e respeito”, apresentando todos os 21 itens avaliativos com excelência e dentro dos critérios técnicos definidos pelo regulamento. Para a diretoria, reduzir o resultado a apenas um item seria desrespeitoso com o trabalho coletivo de artistas, técnicos, brincantes e comunidades envolvidas no espetáculo.

O Garantido também criticou a falta de provas por parte do boi Caprichoso, destacando que as acusações públicas têm sido acompanhadas de ataques pessoais, intolerância religiosa, misoginia e linchamentos virtuais.

“Essa dedicação não pode ser apagada por narrativas oportunistas que tentam desacreditar a vitória conquistada com trabalho, dedicação e amor à cultura popular”, diz a nota.

A diretoria ainda condenou o uso do recente luto vivido pela agremiação como argumento em discursos, classificando a atitude como “desumana”.

No fim do comunicado, o Garantido pediu respeito e maturidade no debate sobre o festival e celebrou o título conquistado: “A vitória é nossa!”, concluiu a publicação.

Perguntar ao Chat

Relacionados

Banda Catedral e convidados se apresentam em Manaus em show de pop rock nacional

Ingrid Galvão

Casa das Artes reabre com cinco exposições inéditas e mural em homenagem a Chico da Silva

Ingrid Galvão

Mostra Olhinho apresenta filmes infantojuvenis no Teatro Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais