Portal Castello Connection
Mundo

Gesto de Elon Musk é projetado em fachada da fábrica da Tesla em Berlim

A projeção, que exibia Musk com o braço estendido ao lado da palavra “heil”, gerou críticas.

Foto: Reprodução/Instagram @ledbydonkeys

Ativistas projetaram uma imagem gigante de Elon Musk em um gesto controverso, comparado a uma saudação nazista, na fachada da fábrica da Tesla em Berlim, na Alemanha, na última quarta-feira (21).

A projeção, que exibia Musk com o braço estendido ao lado da palavra “heil”, gerou críticas e associações com o gesto de saudação utilizado pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, quando era dito “Heil Hitler!”.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O Centro de Beleza Política da Alemanha, em parceria com o grupo britânico Led By Donkeys, foi responsável pela projeção, que ocupava uma área de nove metros de altura na fábrica de Berlim, acompanhada das palavras “heil” (salve) e “boicote”, sugerindo um apelo contra a Tesla.

A imagem fazia referência a um gesto feito por Musk durante a posse do ex-presidente Donald Trump, em 2017, quando o magnata foi filmado fazendo o movimento com o braço estendido.

Além disso, os ativistas também projetaram um vídeo contendo tuítes de Musk apoiando o partido de extrema direita Alternative für Deutschland (AfD), amplificando a crítica ao empresário. Musk, por sua vez, negou qualquer relação com a simbologia nazista e afirmou que seu gesto não tinha essa conotação.

A polêmica gerou repercussão em vários países, com críticas vindas de figuras públicas e veículos de mídia, como o “Jerusalem Post” e o Haaretz, que questionaram a natureza do gesto de Musk.

O chanceler alemão Olaf Scholz também se posicionou, dizendo que, embora as pessoas possam expressar suas opiniões livremente, não se pode tolerar apoio à extrema direita.

A ação dos ativistas e as declarações de Musk geraram um debate acirrado sobre a liberdade de expressão e os limites das manifestações públicas, especialmente quando envolvem figuras influentes e políticas extremas.

*Fonte: D24am

Relacionados

Texas aprova lei que exige alerta em alimentos com aditivos químicos não recomendados por outros países

Ingrid Galvão

ApexBrasil defende avanço do Acordo Mercosul-União Europeia em evento sobre parceria estratégica dos blocos, na Bélgica

Brasil 61

EUA e China firmam trégua na guerra comercial e reduzem tarifas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais