Portal Castello Connection
Política

Golpe de Estado: Moraes autoriza transferência de ‘kid preto’ para Manaus

Hélio Ferreira Lima foi destituído do cargo de comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais em fevereiro de 2024.

Foto: Divulgação/Exército

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou nesta terça-feira (4) a transferência do tenente-coronel Hélio Ferreira Lima, do Exército, de Brasília para Manaus. Hélio, um dos integrantes do grupo de elite do Exército conhecido como “kids pretos”, está preso sob suspeita de envolvimento em um plano de golpe de Estado e assassinato de autoridades. O militar, que estava no Comando Militar do Planalto, agora será transferido para o 7º Batalhão de Polícia do Exército em Manaus.

Hélio Ferreira Lima foi destituído do cargo de comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais em fevereiro de 2024, durante as investigações sobre planos antidemocráticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o depoimento à Polícia Federal, ele optou por permanecer em silêncio. Com formação em Operações Especiais, Hélio faz parte do grupo especializado em missões de alto risco.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Em novembro de 2023, a Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas no inquérito sobre uma tentativa de golpe de Estado. Entre os indiciados estavam ex-ministros e membros do PL, incluindo Augusto Heleno e Walter Braga Netto. Em dezembro, mais três pessoas, incluindo o militar Azevedo, foram indiciadas por envolvimento no plano de assassinato de autoridades, incluindo Moraes.

O relatório da Polícia Federal sobre o suposto golpe de Estado está atualmente na Procuradoria-Geral da República (PGR), onde será analisado pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, ligado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet. O indiciamento é um ato formal da investigação, que ocorre quando a polícia identifica um suspeito principal com base nas provas coletadas.

*Fonte: D24am

Relacionados

Pesquisa Datafolha: maioria dos brasileiros rejeita anistia a Bolsonaro e a condenados pelo STF

Ingrid Galvão

Governo do AM anuncia pacote de redução de impostos; IPVA cai 50% a partir de 2026

Ingrid Galvão

Câmara aprova projeto que permite instalar eliminadores de ar para reduzir cobrança de água

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais