A partir desta segunda-feira (20), mais de cinco milhões de famílias em todo o Brasil começam a receber o Auxílio Gás. O valor do benefício é de R$ 108 e o pagamento acontece bimestralmente, seguindo o mesmo calendário do Bolsa Família.
Os primeiros a serem contemplados são os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS) termina em 1. Os repasses continuarão até o dia 31 de outubro, data destinada aos beneficiários com NIS final 0.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome destinou pouco mais de R$ 542 milhões para o pagamento do benefício.
Criado para minimizar o peso do custo do gás de cozinha no orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade, o Auxílio Gás cobre integralmente o valor médio de um botijão de 13 quilos.
Transição para o programa Gás do Povo
Em setembro, o governo federal anunciou a criação do Gás do Povo, programa que aos poucos substituirá o Auxílio Gás.
Diferente do modelo atual, no novo programa as famílias não receberão o valor em dinheiro. Em vez disso, terão acesso direto à recarga do botijão em pontos de revenda autorizados.
A proposta do Gás do Povo é ampliar significativamente o alcance do benefício, com a meta de atender cerca de 15 milhões de famílias em todo o país.

