O Governo do Distrito Federal (GDF) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe por uma avaliação médica antes de uma possível transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O pedido, feito pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), tem como objetivo verificar se o ex-presidente reúne condições clínicas e nutricionais para permanecer em uma unidade prisional comum. No documento, o secretário Wenderson Souza e Teles afirma que Bolsonaro deve ser examinado por uma equipe especializada, levando em conta o histórico de cirurgias abdominais e seu atual estado de saúde.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A solicitação ocorre às vésperas do julgamento, pelo STF, dos embargos de declaração no processo em que Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado. O julgamento começa nesta sexta-feira (7) e pode se estender até a próxima semana.
Integrantes do governo local ouvidos pela imprensa avaliam que a situação do ex-presidente é sensível e pode exigir cuidados específicos, especialmente com alimentação e acompanhamento médico. Hoje, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar preventiva em sua casa, no Jardim Botânico, por outro inquérito que investiga supostas ações de seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL), contra autoridades brasileiras nos Estados Unidos.
Bolsonaro foi esfaqueado durante a campanha de 2018 e, desde então, passou por várias cirurgias intestinais. Neste ano, também foi diagnosticado com câncer de pele.
Com informações de G1 e Metrópoles.

