Portal Castello Connection
Política

Governo Lula regulamenta Lei de Migração para proteger migrantes

Essa articulação também envolve a participação de organizações da sociedade civil e entidades internacionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que cria a Política Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, regulamentando a Lei de Migração, em vigor desde 2017.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, tem como finalidade integrar e coordenar ações do Poder Executivo federal com os governos estaduais, municipais e do Distrito Federal. Essa articulação também envolve a participação de organizações da sociedade civil, entidades internacionais, setor privado e das próprias pessoas migrantes, refugiadas e apátridas, visando garantir e proteger seus direitos.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Entre os princípios da nova política está o reconhecimento de migrantes, refugiados e apátridas como agentes que contribuem para o crescimento econômico e social do Brasil.

O decreto também destaca o papel essencial dos governos locais na execução de políticas públicas voltadas à acolhida e integração dessa população, além de enfatizar a importância de fortalecer os vínculos comunitários e promover a migração regular.

As diretrizes ainda orientam a promoção do trabalho digno e da inclusão produtiva, assegurando igualdade de oportunidades e tratamento para brasileiros, migrantes, refugiados e apátridas.

Relacionados

Senado aprova e ‘SUS da Educação’ vai à sanção de Lula

Thayná Sousa

Governo do AM propõe criar 30 cargos comissionados para novos delegados

Thayná Sousa

Vereadores trocam socos durante sessão em câmara no Acre

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais