28.3 C
Manaus
03/03/2025
Portal Castello Connection
Cultura

Grande campeã do Carnaval 2025 será conhecida nesta segunda-feira (3)

Entenda os critérios de votação dos jurados.

Foto: Paulo Bindá

A apuração das notas do desfile das escolas de samba de Manaus acontece na segunda-feira (3), no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, no Sambódromo, localizado no bairro Flores, Zona Centro-Sul da capital. Os grupos de Acesso A e B conhecerão suas notas a partir das 10h. Já as escolas de samba do Grupo Especial terão suas notas apuradas a partir das 14h.

O desfile das escolas de samba dos grupos de Acesso B e A aconteceu nos dias 27 e 28 de fevereiro, respectivamente. Nove agremiações se apresentaram em cada noite. Já no Grupo Especial, oito escolas de samba disputam o título de campeã do Carnaval de Manaus deste ano.

Em busca do título, desfilam no Sambódromo no sábado (1º) as escolas de samba Sem Compromisso, Vitória Régia, Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade e A Grande Família.

A apuração das notas na segunda-feira de Carnaval será transmitida ao público por telões disponíveis no Sambódromo, e pela TV A Crítica e YouTube. A sala onde ocorre a apuração é restrita, com acesso permitido apenas aos membros da Comissão de Apuração, policiais militares, jornalistas credenciados e representantes das escolas de samba, como presidentes e vice-presidentes.

Quesitos Avaliados

A diretora de Controle e Fiscalização do Carnaval na Floresta 2025, evento organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC), Leila Cristina dos Santos Azevedo, explica que, durante o desfile, as escolas serão avaliadas em nove quesitos obrigatórios.

Os quesitos incluem: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasia, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira e Samba-Enredo. Cada quesito pode receber uma pontuação de 10 a 8 pontos. Ela destaca que, em casos de desconto de nota, o jurado deve justificar sua decisão. Outro ponto a destacar é que a não apresentação de um quesito pode resultar na perda de 1 ponto.

“Os jurados possuem experiência e formação acadêmica nos itens que estarão avaliando. Logo, a expertise de cada um é o que orienta as notas atribuídas, somadas ao treinamento prévio realizado pela empresa responsável pela escolha do corpo de jurados”, disse Leila.

Além das questões formais, como atraso na entrada da escola ou a apresentação de um número inferior de foliões, a perda de pontos também pode ocorrer devido a falhas artísticas, segundo explica a diretora de fiscalização.

“Há questões regulamentares de cunho formal, por exemplo, atraso na entrada da escola e uso de um tempo maior ou menor que o regulamentar para o desfile. Também há penalizações para escolas que apresentem um número inferior de foliões, alas ou carros alegóricos. Além disso, há questões de cunho artístico-cultural, cabendo ao jurado identificar a nota com técnica e sensibilidade, além da coerência com o tema apresentado”, explicou.

Escolha dos jurados e critério de desempate

Segundo Leila, a escolha dos jurados é feita por uma empresa especializada, que seleciona profissionais de todo o Brasil, exceto da região Norte. São 40 jurados, incluindo 4 suplentes para situações imprevistas. “A formação mínima necessária para compor o corpo de jurados é de mestrado, garantindo a qualificação e imparcialidade”, disse.

Em caso de empate, a Comissão de Apuração adota um critério específico para definir a campeã. A ordem inversa do sorteio será seguida para a leitura das notas, sendo o último sorteado o primeiro critério de desempate, até que se identifique uma diferença de pontuação entre as escolas. A campeã será a que obtiver a maior pontuação no quesito de desempate.

Premiação e rebaixamento

As escolas campeãs recebem seus troféus logo após a apuração. Além disso, o sistema de promoção e rebaixamento entre os grupos do Carnaval é decidido com base no desempenho das escolas durante o desfile. Segundo explica Leila, a campeã do Acesso B sobe para o Acesso A, e a campeã do Acesso A sobe para o Grupo Especial.

Já a escola que terminar em último lugar no Grupo Especial será rebaixada para o Acesso A, e o último lugar no Acesso A será rebaixado para o Acesso B. A escola classificada em último lugar no Acesso B será rebaixada para o grupo experimental, cujo desfile acontece no fim de semana após o Carnaval. Para ascender, no entanto, a escola deve preencher o critério de já ter desfilado na categoria por três anos.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Espaços culturais terão horário de funcionamento diferenciado no feriadão de Carnaval em Manaus

Redação

Confira esquema especial de trânsito e transporte para carnaval dos blocos

Redação

Confira como vai funcionar comércio de Manaus na semana do Carnaval 2025

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais