Portal Castello Connection
Cultura

Grande campeão do Festival de Parintins 2024 será conhecido na tarde desta segunda-feira (01)

A transmissão da apuração começa a partir das 14h, direto do Bumbódromo de Parintins. Garantido e Caprichoso se apresentaram nos dias 28, 29 e 30 de junho.

Foto: Emerson Cardoso

As notas do 57º Festival Folclórico de Parintins serão divulgadas nesta segunda-feira (01), a partir das 14h (horário de Manaus) com transmissão direto do Bumbódromo de Parintins (distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus). Os bois Garantido e Caprichoso foram avaliados nos dias 28, 29 e 30 de junho por nove jurados que atribuíram notas para 21 itens, divididos em três blocos: A – Comum/Musical, B – Cênico Coreográfico e C – Artístico.

  • No Bloco A – Comum/Musical:

Apresentador, Levantador de Toadas, Marujada de Guerra e Batucada, Amo do Boi, Toada – Letra e Música, Galera e Organização do Conjunto Folclórico. 

  • No bloco B – Cênico Coreográfico:

Porta Estandarte, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, Cunhã-poranga, Boi bumbá: evolução, Pajé e Coreografia. 

  • No Bloco C – Artístico:

Ritual, Povos Indígenas, Tuxauas, Figura Típica Regional, Alegorias, Lenda Amazônica e Vaqueirada.  

Apresentações

Na sexta-feira (28), primeira noite de apresentações, o boi Caprichoso com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo” apresentou o subtema “Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas”, com o objetivo de celebrar as origens do boi da Francesa. O boi Garantido, com o tema “Segredos do Coração”, trouxe o subtema “A menina dos olhos do mundo”, em referência ao trabalho do escritor amazonense Thiago de Mello.

O boi Caprichoso abriu a segunda noite de apresentações, no sábado (29) com o subtema “Tradições: o flamejar da resistência popular”, em uma noite dedicada aos parintinenses que fizeram parte da história do bumbá. O boi Garantido como subtema “A Cidade de Lindolfo”, em que mostrou na arena a ancestralidade do bumbá desde o surgimento da “Baixada da Xanda”, atual, Baixa do São José, bairro onde nasceu o bumbá.

No domingo (30), o boi Garantido abriu a última noite de apresentações com o subtema “O futuro é ancestral” inspirado na obra do escritor indígena Ailton Krenak, no qual mostrou que a união de todos os povos constrói uma nova humanidade. O boi Caprichoso fechou as apresentações com o subtema “Saberes: o reflorestar das consciências”, e mostrou os diversos saberes que compõe a expressão cultural.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

‘Vitória’, com Fernanda Montenegro, chega ao Cine Casarão nesta quinta-feira (20/03)

Redação

Morre Inaldo Medeiros, renomado compositor do Boi Bumbá Garantido

Redação

Prefeito Mateus Assayag solicitará ao Estado que o Liceu de Parintins receba o nome de Mestre Jair Mendes

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais