Portal Castello Connection
Cidade

Grupo Movidos Dança promove oficina gratuita e espetáculo no Centro de Manaus

A oficina acontece no dia 23 de maio, sexta-feira, das 14h às 17h, no Palácio da Justiça — espaço administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

(Foto: Rafael Teles e Paplo Pinheiro )

O centro histórico de Manaus recebe neste mês o Grupo Movidos Dança, do Rio Grande do Norte, com uma programação gratuita que inclui a oficina “Movidos à Dança” e o espetáculo “Remix”, da coreógrafa Denise Stutz, com direção artística de Anderson Leão.

A oficina acontece no dia 23 de maio, sexta-feira, das 14h às 17h, no Palácio da Justiça — espaço administrado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A atividade será ministrada pelos bailarinos Michael Skimo, Ariadna Medeiros e Rudson Bolcante, e é voltada para jovens estudantes da rede pública e pessoas com deficiência.

“A vivência é sensível e criativa, com foco na escuta do corpo e no movimento coletivo”, explica o diretor Anderson Leão, que divide a liderança do grupo com Daniel Silva.

Para o grupo, circular pelo Norte do Brasil é motivo de celebração. “Chegar até Manaus, com sua cena artística potente e inspiradora, é uma grande alegria”, afirma Leão. Ele destaca ainda que essa ação só foi possível graças ao Circuito Rede de Artes, por meio da Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna, que visa descentralizar o acesso à arte e levar apresentações a diferentes regiões do país.

Obra coreográfica

No dia 24 de maio, sábado, às 19h, tem o espetáculo “Remix”, no palco do Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, no Centro. A sessão conta com audiodescrição, intérpretes de Libras e abafadores de ruídos para pessoas com sensibilidade sonora.

Anderson Leão pontua que a obra coreográfica é um convite para dançar, um jogo de ficção e realidade, que cria novas referências e possibilidades de enxergar os mundos da vida urbana.

“São lembranças que tocam desde as trilhas sonoras e o movimento de gerações, um ininterrupto tempo em que a dança da era digital é a mais curtida atualmente”, comenta o diretor da Movidos Dança.

“É muito especial apresentar o espetáculo ‘Remix’, que é uma verdadeira festa da diversidade dos corpos, um olhar sensível, guiado pela diretora Denise Stutz, que foi essencial na criação dessa obra”, declara Anderson Leão.

Agenda

A circulação segue com atividades no Recife (PE), no dia 27 de maio, e em Palmas (TO), no dia 29 de maio. Toda programação está disponível em movidosdanca.com.

A produção geral do projeto tem assinatura de Alma do Minho e Quentura Produções e, em Manaus, a produção executiva é de Suelen Siqueira, Gilson Mauro, Sandra Amazonas e Eline Brito na equipe de acessibilidade e Manuella Barros na assessoria de imprensa.

A iniciativa faz parte do programa de difusão nacional Funarte Rede Das Artes 2023, com apoio da Fundação Nacional de Artes – Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna e do Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que cedeu o Palácio da Justiça e o Teatro da Instalação para a realização do evento.

Movidos Dança

O grupo de dança contemporânea de Natal RN tem a proposta de promover nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados, sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística.

A companhia, criada em 2018, se dedica aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta cada vez mais aberta ao objetivo de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.

Relacionados

Pitbulls atacam e matam cadela na zona Norte de Manaus

Ingrid Galvão

Justiça condena empresas por racismo e assédio contra trabalhador negro

Ingrid Galvão

Obra da ponte do Rio Curuçá avança e entrega é prevista para setembro

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais