Portal Castello Connection
Cultura

Grupo Ratos de Porão se apresenta em Manaus, nesta sexta-feira (07/06)

Apresentação acontece no Teatro Manauara e celebra os 40 anos da banda de punk rock.

Foto: Clayton Clemente

O Teatro Manauara (Manauara Shopping, Avenida Mário Ypiranga Monteiro) recebe, na noite desta sexta-feira (07), às 21h, a turnê comemorativa dos 40 anos de carreira do grupo Ratos de Porão. Formada em novembro de 1981, a banda é referência no segmento punk rock nacional. Os ingressos estão disponíveis no site da ShopIngressos, por meio do link www.shopingressos.com.br.

“Quarenta anos de banda é uma data a ser comemorada. (…) Estamos com sangue nos olhos para tocar”, disse o guitarrista Jão, à época do anúncio da turnê celebrativa, ainda em 2021. A banda regressava de uma pausa de dois anos, em razão da pandemia da Covid-19.

Na apresentação, a Ratos de Porão promete interpretar os maiores sucessos do grupo, revisitando discos emblemáticos – como “Cada dia mais sujo e agressivo” (1987), “Brasil” (1989) e “Anarkophobia” (1990) – e culminando no último grande lançamento da banda, o álbum “Necropolítica” (2022), que teve como ingredientes o momento político do país, na época, e a pandemia do coronavírus.

O grupo chega a Manaus com sua formação atual, encabeçado por João Gordo (vocais), Jão (guitarra), Boka (bateria) e Juninho (baixo).

Necropolítica

Lançado em 2022 pela Ratos de Porão, o disco que encabeça a nova turnê é o único gravado digitalmente pelo grupo – os demais foram registrados em fita. Além disso, pela primeira vez, a composição das músicas foi feita de forma separada, sem a presença da banda inteira junta em um estúdio.

A ideia de gravar o disco ocorreu quando Jão derrubou seu celular no vaso sanitário e, então, enviou rapidamente para os outros integrantes as bases de guitarra criadas por ele, antes que o celular parasse de funcionar. Ali, a Ratos de Porão percebeu que havia material suficiente para um novo disco.

Sobre a banda

A Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk crossover formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Seu primeiro disco, “Crucificados pelo Sistema”, saiu em 1984 e tinha músicas que se tornaram hits instantâneos como a própria faixa que dá nome ao álbum, “Agressão Repressão” e “Morrer”.

Além do nome de peso no Brasil, o grupo é conhecido internacionalmente, tendo feito turnês pela América Latina, Europa e América do Norte. Atualmente, a Ratos de Porão está se apresentando ao vivo com sua turnê de 40 anos, que marca, também, o lançamento do disco “Necropolítica”, feito durante a pandemia.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Sebastião Júnior após sair do Garantido: “Mulher do presidente não gosta de mim”

Redação

“Não é uma decisão simples de ser tomada”, diz Rossy Amoedo sobre novo Amo do Caprichoso

Redação

Temporada de Ensaios dos Bumbás 2025 tem início em abril no Sambódromo

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais