O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) vai assumir o comando da Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Márcio Macêdo. A nomeação será publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União.
A decisão foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após reunião nesta segunda-feira (20) com Boulos, Macêdo e os ministros Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social).
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Em comunicado nas redes sociais, Lula agradeceu a Márcio Macêdo pelo trabalho e destacou que Boulos chega para fortalecer o diálogo com movimentos sociais e ampliar a participação popular nas ações do governo.
A troca, que vinha sendo discutida há meses, faz parte da estratégia política do Planalto de se aproximar de bases populares e reforçar alianças de olho nas eleições de 2026.
Nascido em São Paulo, Boulos tem 43 anos, é graduado em Filosofia e mestre em Psiquiatria pela USP. Foi o deputado federal mais votado de São Paulo em 2022, com mais de 1 milhão de votos.
Líder do PSOL e figura de destaque na esquerda brasileira, Boulos é conhecido pela atuação no MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e pela defesa de políticas de moradia e reforma urbana. Também foi candidato à Presidência em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, chegando ao segundo turno nas duas disputas.

 

