Portal Castello Connection
Geral

Importância ambiental da Zona Franca de Manaus é reconhecida

O ministro Fernando Haddad deu nova garantia de que a ZFM está assegurada na Reforma Tributária e enfatizou o papel dela na preservação da Amazônia.

Foto: Agência Brasil

O ministro Fernando Haddad deu nova garantia de que a Zona Franca de Manaus (ZFM) está assegurada na Reforma Tributária e enfatizou o papel dela na preservação da Amazônia.

O compromisso de Haddad com o modelo tem sido a principal aposta da bancada amazonense no Congresso para dar segurança jurídica ao modelo, motriz da economia amazonense. Em entrevista ao programa Bom dia Ministro, ontem, Haddad afirmou que o cuidado com a ZFM foi um pedido pessoal do presidente Lula.

Preservação O ministro reconheceu a relação da geração de empregos na indústria com a preservação da floresta.
“Se você não gera oportunidades de emprego na Zona Franca, esses brasileiros vão buscar sobreviver de formas que podem prejudicar o meio ambiente”, afirmou ele.

Estranhas alianças Presidente estadual da Federação Brasil da Esperança (PT-PCdo0B-PV), Lúcia Antony justificou alianças no interior que, diferente da capital, tem a presença de partidos da direita (inclusive o PL). Segundo, ela esse tipo de aliança é fruto da tentativa de manter a popularidade do presidente Lula.

Estranhas alianças 2  O foco, explica Lúcia, é fortalecer nomes pró-Lula para as eleições de 2026. “O desafio é ver como conseguimos fazer uma frente dos municípios onde o protagonismo seja da federação”, afirmou ela ao afirmar que onde houver apoio da federação, os candidatos têm a condição de compor a chapa majoritária.

Mulheres  Secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura foi às redes sociais desmentir o discurso da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) que, durante passagem por Manaus no último fim de semana, afirmou que o governo Bolsonaro foi “o que mais fez pelas mulheres”.

Mulheres 2 Anne, que integrou Grupo de Transição do governo Lula colaborando na formulação de políticas para as mulheres, diz que o quadro encontrado foi justamente o contrário:  “Pegamos a política pública totalmente destruída. Não tinha casa da Mulher Brasileira e o Disque 180 estava totalmente desarticulado”.

Pioneira A Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) é a primeira do Brasil a firmar parceria com a Universidade de Lisboa. Por meio da Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas, a DPE-AM adota Termo de Cooperação Científica e Técnica com a instituição estrangeira. Haverá troca de  informações sobre atividades científicas, promoção de publicações e capacitações.

Dialógos pelo Clima O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade e o MPF-AM, numa parceria inédita, vão realizar em Manaus o primeiro encontro da iniciativa Diálogos pelo Clima. O objetivo é debater pontos importantes das negociações do G20, relacionados ao sistema jurídico e à mitigação das mudanças climáticas. O evento será dia 16, na sede do MPF-AM.

Mapa atualizado  Fruto de parceria entre o  Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e IBGE, foram concluídos esta semana dez novos mapas de Manaus, com divisão da área urbana e setores censitários. A zona mais populosa segue sendo a Norte, com 650.075 pessoas, seguida da zona Leste, com 494.319 habitantes. O bairro mais populoso é o Jorge Teixeira, com 133.448 moradores.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Governo manda projeto de descontos para quitação de dívidas com a Afeam

Redação

Ipaam faz vistorias para liberar licenças de construção de condomínios na Ponta Negra e Tarumã

Redação

Ativistas protestam contra general acusado da morte de Rubens Paiva

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais