Portal Castello Connection
Cidade

Incêndio em comunidade de Lábrea se espalha e atinge plantações e casas

Moradores acusam donos de fazenda que disputa a terra de terem iniciado o fogo na casa de líder do local.

Foto: Reprodução

O incêndio que atingiu a casa do líder comunitário Paulo Sérgio de Araújo, na Comunidade Marielle Franco, no município de Lábrea, se espalhou pelo território e atingiu casas e plantações dos moradores locais, que suspeitam de atuação criminosa. Em vídeo, uma moradora mostrou uma plantação de bananas quase totalmente incendiada, quase atingindo a casa de um dos vizinhos.

“A gente conseguiu registrar. Eu vi um rastro de bota nesse caminho, dessas botas de caubói. O mesmo rastro que nós encontramos lá na fazenda, saindo a 30 metros por dentro do mato. Só tinha vestígio que veio e voltou, só uma pessoa”, relatou.

O vídeo também mostra a casa de outro morador destruída pelo fogo, além do corpo de um cachorro que foi carbonizado. Os moradores acusam o dono da Fazenda Palotina, Sidney Sanches Zamora, de ser o mandante dos ataques na comunidade. As terras locais estão em disputa e constam na lista de conflitos no campo listadas no caderno da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entidade ligada à Igreja Católica. Membro da pastoral, o Padre Manoel do Carmo afirmou que o incêndio continua desde essa quinta-feira (29).

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

“Uma senhora já perdeu mais de mil bananeiras. Já foi comunicado ao Ministério Público federal e ao Ibama. Estamos aguardando as providências”, disse.

Na quarta-feira (28), sete entidades da sociedade civil denunciaram o ataque à casa do líder da comunidade ao Ministério Público Federal e relembraram a operação da Polícia Federal que alvejou o Cartório de Lábrea, onde foram levantadas “suspeitas de ilegalidades nos documentos das terras da Fazenda Palotina”.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Briga entre passageiro e motociclista por aplicativo viraliza em Manaus

Ingrid Galvão

Conexão Onda celebra um ano com convidados especiais e retrospectiva ao vivo

Ingrid Galvão

Dupla em moto rende jovem e leva celular no Jorge Teixeira

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais