25.3 C
Manaus
26/02/2025
Portal Castello Connection
CidadeGeral

Indígenas afirmam que reintegração de posse é ilegal

O Batalhão de Choque da PMAM realizou nesta sexta-feira (1º) uma operação na comunidade indígena do Mirasal. Lideranças relataram que nenhum documento oficial foi apresentado.

Foto: Reprodução

Policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizaram na manhã desta sexta-feira (1°), uma reintegração de posse na comunidade indígena do Marisal, localizada no bairro Tarumã-Açu, na zona Oeste de Manaus.

De acordo com o cacique Sandro Cambeba, aproximadamente 250 barracos de indígenas foram destruídos pelos policiais militares. Segundo ele, a reintegração de posse iniciou na última quarta-feira (30) com ameaças aos moradores e continuou na manhã desta sexta.

“Não apresentaram nenhum documento de reintegração de posse e só fizeram quebrar as coisas por aqui”, afirmou Cambeba.

O padre Manuel do Carmo, da Pastoral da Terra, alega que a reintegração de posse demonstra certa estranheza, já que nenhum documento foi apresentado para os indígenas da região.

“Não sabemos do que se trata. No dia 30 pediram para eles saírem do local e hoje chegaram ao local quebrando e queimando tudo sem documento”, explicou o padre, que ressaltou que foi usada força policial e tratores para retirar os indígenas da área.

Segundo do Carmo, o Ministério Público Federal (MPF) foi acionado e está acompanhando o caso da comunidade.

“O que estamos vendo aqui são uma série de ilegalidades. Se chegaram sem o documento de reintegração de posse está muito estranho essa história”, comentou.

 

Feridos

Conforme o padre Manuel do Carmo, durante a reintegração de posse indígenas ficaram feridos, porém, receberam atendimento médico em uma unidade de saúde da região.

SSP-AM

De acordo com informações da SSP-AM, policiais militares do Batalhão de Choque cumpriram uma reintegração de posse na região.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Governo manda projeto de descontos para quitação de dívidas com a Afeam

Redação

Aprovados em concurso da PM voltam a cobrar convocação na ALE

Redação

Ipaam faz vistorias para liberar licenças de construção de condomínios na Ponta Negra e Tarumã

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais