O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta quinta-feira (23) o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O documento pode ser acessado na Página do Participante e traz informações como número de inscrição, data, horário e local de prova, além de registrar atendimentos especializados ou uso de nome social, quando aplicável.
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, aplicará as provas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). Nessas cidades, o cartão de confirmação será disponibilizado posteriormente.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Sobre o exame
No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. No segundo dia, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com 45 questões para cada área do conhecimento.
Preparação e recursos
Os estudantes podem utilizar o aplicativo MEC Enem – Simuladão do Enem, que oferece simulados por campo do conhecimento, correção automatizada de redação, materiais de reforço em vídeo e apostilas, além de assistente virtual.
O MEC também lançou uma série de videoaulas sobre redação no YouTube, abordando interpretação de textos, construção da redação e competências avaliadas no Enem. Além disso, a Cartilha do(a) Participante – A Redação do Enem 2025 está disponível para orientar os candidatos sobre a Matriz de Referência da redação e apresentar exemplos comentados de textos que obtiveram nota alta no exame de 2024.
Enem e acesso à educação superior
O Enem avalia o desempenho escolar ao final da educação básica e se consolidou como principal porta de entrada para universidades no Brasil, por meio de programas como Sisu, Prouni e Fies. Instituições públicas e privadas também podem utilizar o exame como critério de seleção. Além disso, estudantes brasileiros podem aproveitar os resultados do Enem em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

 

