O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou até sexta-feira (7) o prazo de inscrição para professores de cursos de medicina que desejam integrar o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres), vinculado ao Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES).
A chamada pública tem como objetivo selecionar profissionais para elaborar e revisar questões que serão utilizadas no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior (Revalida)e no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Vagas e critérios de participação
O processo seletivo prevê reserva de vagas para grupos específicos: pretos, pardos e/ou quilombolas (20%), indígenas (3%) e pessoas com deficiência (5%), mediante autodeclaração e comprovação documental.
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema BNI, com o envio de documentos obrigatórios como diploma de graduação, declaração de docência, além da assinatura do termo de compromisso e sigilo.
Para participar, o candidato deve possuir formação em medicina por instituição de ensino superior reconhecida e título de especialização (stricto sensu ou lato sensu) em pelo menos uma das seguintes áreas:
- clínica médica;
 - cirurgia geral;
 - pediatria;
 - ginecologia e obstetrícia;
 - medicina de família e comunidade;
 - saúde coletiva ou saúde mental.
 
Também é necessário atuar como docente em curso de medicina, comprovando o vínculo com a instituição por meio de declaração assinada pelo coordenador do curso ou representante legal.
Não podem participar servidores do MEC, do Inep ou de órgãos vinculados.
Remuneração e cronograma
As atividades de elaboração e revisão de itens serão remuneradas por meio do Auxílio de Avaliação Educacional (AAE). O valor será de R$ 500 por item elaborado e R$ 300 por item revisado.
De acordo com o edital, o resultado preliminar da análise documental será divulgado em 11 de novembro, e a convocação para a capacitação está prevista para 14 de novembro.
*Com informações da Agência Brasil

