Portal Castello Connection
Geral

Inmetro e Amazônia Livre firmam acordo de cooperação para avanços no combate às mudanças climáticas

Parceria promove desenvolvimento de metodologias, capacitação e inovação para apoiar o mercado de carbono brasileiro.

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o Instituto Amazônico de Ensino e Pesquisa Multiprofissional Aberto e Continuado (Instituto Amazônia Livre) formalizaram hoje (14/01), na sede do Inmetro em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de promover iniciativas relacionadas a créditos de carbono, serviços ambientais e ecossistêmicos.

O acordo, assinado pelo presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, e pelo presidente do Instituto Amazônia Livre, Rodrigo da Costa Lima, estabelece uma parceria estratégica para fortalecer ações sustentáveis e inovadoras, com foco na sustentabilidade ambiental e na valorização econômica dos recursos naturais. O prazo de vigência deste acordo é de 60 meses.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Ambas as instituições assumem responsabilidades para viabilizar os objetivos da parceria. A iniciativa reflete o compromisso do Inmetro e do Instituto Amazônia Livre em enfrentar os problemas ambientais, contribuindo para o protagonismo brasileiro da agenda global para mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e combate às causas das mudanças climáticas.

O acordo, firmado após a promulgação da Lei 15.042, de 11 de dezembro de 2024, que instituiu o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), irá fortalecer a produção de conhecimento e a capacitação técnica, com foco no estudo e desenvolvimento de metodologias de crédito de carbono e avaliação da conformidade, como a validação e verificação de relatos de emissão. A cooperação também contribuirá para a formação, na própria região amazônica brasileira, da infraestrutura da qualidade em prol do mercado de carbono, fomentando a prestação de serviços ambientais locais.

O presidente do Instituto Amazônia Livre, Rodrigo da Costa Lima, destacou a confiança na parceria com o Inmetro: “Este acordo é uma oportunidade extraordinária para impulsionar o Brasil no campo da regulamentação do mercado de carbono, um setor extremamente promissor em que o país tem um enorme potencial. A cooperação fortalece as instituições que atuam nesse mercado, além de auxiliar o governo a alocar recursos de forma estratégica para o avanço da economia verde. A iniciativa também representa uma alternativa à Zona Franca de Manaus, alinhando-se aos esforços para impulsionar o desenvolvimento sustentável e regional da Amazônia.”

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, enfatizou os objetivos da instituição com a parceria: “Em alinhamento com a política do Governo Federal e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), estamos comprometidos com a agenda verde, a descarbonização e a regulamentação do mercado de carbono. Por meio desta colaboração, o Inmetro desenvolverá programas de capacitação, metodologias robustas e o arcabouço técnico necessário para subsidiar e regulamentar a nova lei sancionada pelo Presidente da República”.

Pelo Instituto Amazônia Livre estiveram  também presentes o diretor técnico, Dr. Antônio Fernandes, e o diretor comercial, Bosco Rezende. Pelo Inmetro estavam a coordenadora-geral de comunicação social e relações institucionais (Cgcom), Alícia Oliveira, e a gerente de projetos da presidência, Danielle Assafin.

Sobre o Instituto Amazônia Livre

O Instituto Amazônia Livre é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da sustentabilidade na Amazônia. Atua em diversas áreas, como conservação da biodiversidade, desenvolvimento social e pesquisa científica.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Feira Mística de Manaus reúne esoterismo, cultura e economia criativa com entrada gratuita

Ingrid Galvão

Dia de Finados: confira a programação nos cemitérios de Manaus

Thayná Sousa

Polícia investiga furto em prédio de luxo no Recife; mulheres são flagradas em vídeo

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais