Portal Castello Connection
DestaquesEducação

Inscrições abertas para XII Concurso de Redação e Desenho do Sinepe-AM

Sob o tema “Educar para um mundo socialmente sustentável”, trabalhos feitos por alunos de escolas associadas à entidade devem ser entregues até 01 de Agosto.

Foto: Divulgação

Estimular o talento e a criatividade de estudantes é o propósito do XII Concurso de Redação e Desenho promovido pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM). A nova edição da iniciativa envolve nove categorias, desde educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA), e está com inscrições abertas até 01 de agosto.

Voltado para estudantes das 110 instituições de ensino vinculadas à entidade, o Concurso conta este ano com o tema “Educar para um mundo socialmente sustentável”. A presidente do Sinepe-AM, Elaine Saldanha, explica que a escolha da temática se deve ao fato de que a educação é extremamente necessária para capacitar uma nova geração consciente e comprometida com o futuro do planeta.

“O objetivo é valorizar as diversas formas de ensino para promoção da cidadania, que é muito bem explorada no âmbito escolar, considerando ser sustentabilidade um tema de transversalidade muito abrangente”, pontua.

Ao todo, cada escola associada ao Sinepe-AM pode inscrever três trabalhos por modalidade, os quais concorrerão à premiação final. As atividades de desenho estão voltadas para as categorias 1 e 9, que envolvem respectivamente alunos da primeira etapa da educação básica (de 0 a 5 anos e 11 meses) e de educação especial/inclusiva (qualquer idade).

Já as produções textuais são destinadas a estudantes do 1º ao 2º ano do ensino fundamental (categoria 2; de 6 a 7 anos e 11 meses), do 3º ao 5º ano (categoria 3; de 8 anos a 10 anos e 11 meses), do 6º ao 9º ano e também do EJA Fundamental (categoria 4; de 11 a 14 anos e 11 meses) e do Ensino Médio, EJA Ensino Médio, curso pré-vestibular e educação técnica/profissional (categoria 5; a partir de 15 anos).

Segundo Elaine, a divisão de categorias visa promover maior equidade à disputa, considerando as etapas de ensino, faixa etária e até mesmo o nível de conhecimento.

“Quando se propôs a divisão em categorias, o concurso objetivou que cada faixa etária concorresse entre seus pares, executando modalidades compatíveis às habilidades trabalhadas em cada segmento de ensino”, salienta.

Curso estimula o talento e a criatividade de estudantes de todas as idades. (Foto: Divulgação)

Qualidade dos Trabalhos

À frente do processo desde 2021, a assessora pedagógica Rosimar Sini comenta que o objetivo do Concurso de Redação e Desenho do Sinepe-AM é estimular a integração e troca de experiência cultural entre as escolas parceiras da entidade, bem como promover a participação de alunos de todas as modalidades da educação básica.

“Fico muito feliz pelo fato de ser, a cada ano, surpreendida tanto pelo crescimento na participação das escolas quanto pela qualidade dos trabalhos inscritos”, observa.

De acordo com ela, a Comissão Julgadora avaliará as produções (manuscritas em folha oficial timbrada especialmente desenvolvida para a iniciativa) seguindo os critérios: adequação ao tema; correção gramatical; objetividade, originalidade; ineditismo.

“O processo de seleção da banca julgadora é bastante minucioso e imparcial, pois, em todas as categorias, o que define a classificação são detalhes, principalmente sustentados pelos critérios elencados no edital”, assevera.

O regulamento do Concurso pode ser conferido no Instagram do Sindicato (@sinepe.am), assim como a ficha de inscrição e as folhas oficiais para os trabalhos, que devem ser entregues pelas escolas associadas na sede do sindicato, localizada no edifício The Place, rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis, até o prazo limite.

As melhores produções serão agraciadas com diplomas, que serão entregues durante solenidade prevista para acontecer no dia 24 de agosto, mês em que se comemora o Dia do Estudante (celebrado anualmente no dia 11 no Brasil).

“É muito gratificante contemplar, no dia da premiação, o brilho nos olhos dos alunos classificados e a alegria dos familiares. É por isso que esse concurso já é tradição no calendário do Sinepe-AM”, finalizou Rosimar.
*Fonte: Acrítica

Relacionados

Aprovados no Concurso da CMM entrarão na Justiça contra anulação total do certame

Redação

Moradores da Comunidade Santa Marta realizam manifestação cobrando por melhorias na área

Redação

Morre Inaldo Medeiros, renomado compositor do Boi Bumbá Garantido

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais