Portal Castello Connection
Polícia

Interceptação da FAB apreende 380 kg de skunk no Amazonas

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quarta-feira (10), um avião bimotor Beechcraft 58 Baron, prefixo PR-DCS, que transportava 380 quilos de maconha skunk.

(Foto: Reprodução/internet)

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nesta quarta-feira (10), um avião bimotor Beechcraft 58 Baron, prefixo PR-DCS, que transportava 380 quilos de maconha skunk. A aeronave entrou no espaço aéreo brasileiro vinda da Venezuela sem autorização e foi perseguida até Presidente Figueiredo, no Amazonas.

De acordo com a FAB, o piloto desobedeceu às ordens de pouso e lançou o avião no lago de Balbina. Equipes da Polícia Federal foram acionadas e apreenderam a droga.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Pela legislação, quando uma aeronave suspeita cruza a fronteira, os militares devem orientar o piloto a pousar em local determinado. Caso a ordem não seja cumprida, é permitido disparo de advertência. Somente em último caso a aeronave pode ser considerada hostil e abatida.

A ação fez parte da Operação Ágata Ostium, coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais e pela Polícia Federal, dentro do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras. Grande parte das interceptações envolve aeronaves ligadas ao tráfico de drogas ou que sobrevoam áreas proibidas, como a Terra Indígena Yanomami, cujo espaço aéreo foi fechado em 2023 em ações contra o garimpo ilegal.

Entre janeiro de 2019 e julho de 2024, a FAB interceptou 4.020 aeronaves sem autorização. Em 90 dessas operações houve necessidade de disparos para forçar pouso ou mudança de rota.

Relacionados

TJAM marca julgamento de recurso da defesa de mãe e irmão de Djidja Cardoso

Ingrid Galvão

PF prende três em Manaus por tráfico internacional de drogas em operação no Aeroporto de Viracopos

Ingrid Galvão

PF destrói 8 mil pés de maconha em operação no interior do Amazonas

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais