Cerca de 10 quilos de carne de capivara foram apreendidos nesta terça-feira (15/7) em uma banca do Mercado Municipal de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus. A ação foi realizada por fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, durante a 7ª etapa da Operação Região Metropolitana.
O comerciante responsável não possuía autorização para a venda da carne, o que configura crime ambiental, conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605/98. Ele foi multado em R$ 500, valor previsto por unidade ou quilo de animal silvestre, de acordo com o Decreto Federal nº 6.514/2008.
A equipe também se deslocou até a residência do comerciante, onde foram lavrados o auto de infração, o termo de apreensão e a notificação para cessar imediatamente a comercialização de carne de caça. O produto foi recolhido conforme os protocolos legais.
Segundo o presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ações como essa são fundamentais para preservar as espécies e manter o equilíbrio dos ecossistemas. “Trabalhamos com base na legislação ambiental e com foco na educação e prevenção”, disse.
A fiscal responsável destacou que a abordagem foi feita de forma respeitosa e orientativa. “Informamos ao comerciante que a caça e venda de animais silvestres são proibidas. Nosso papel vai além da punição — buscamos também conscientizar”, afirmou.
O Ipaam reforça que a fauna silvestre é protegida por lei, e que denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental: (92) 98557-9454.
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
- Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads