O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Gerência de Fauna (GFAU), informou que resgatou 28 animais silvestres em diferentes zonas de Manaus durante o mês de agosto.
Entre os animais resgatados, destacam-se o pariri (Geotrygon montana) (5), o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus) (3), a iguana (Iguana iguana) (2) e o jacaré-coroa (Paleosuchus trigonatus) (2).
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, falou sobre a importância da ajuda da população no resgate desses animais:
“A GFAU realiza o resgate de animais silvestres em situação de risco ou que invadiram áreas urbanas, mas não atende animais domésticos, como cães e gatos, nem espécies sinantrópicas, como ratos e morcegos. Muitos pedidos chegam pelo direct do Instagram, mas é fundamental que a população saiba diferenciar animais silvestres de domésticos”.
Os bairros com maior número de resgates foram Alvorada e Ponta Negra, com três animais cada, seguidos por Adrianópolis, Coroado, Monte das Oliveiras, Parque 10 e São José Operário, com duas ocorrências cada.