O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) inspecionou mais de 50 postos de combustíveis até esta quinta-feira (18), como parte da Operação Abastecimento Seguro, que ocorre em nível nacional desde segunda-feira (15) e vai até sexta-feira (19). Até agora, não foram encontradas irregularidades.
De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a ação visa proteger o consumidor, assegurar uma competição justa entre os postos e fortalecer a confiança no abastecimento de combustíveis.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
No Amazonas, a ação contou com a participação da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), do Procon-AM e do Ministério Público (MPAM).
Fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis ocorrem quando dispositivos clandestinos, como placas, chips ou softwares adulterados, fazem com que o posto entregue menos combustível do que o mostrado no visor.
A portaria 227/2022 do Inmetro estabelece tolerância máxima de 0,5%, ou 100 mililitros a cada 20 litros. Postos com irregularidades estão sujeitos a multas de R$ 100 a R$ 1,5 milhão por bomba.
*Com informações do G1

