Portal Castello Connection
Amazonas

Ipem-AM fiscaliza mais de 50 postos em operação de combate a fraudes em Manaus

A ação visa proteger o consumidor e assegurar uma competição justa entre os postos.

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) inspecionou mais de 50 postos de combustíveis até esta quinta-feira (18), como parte da Operação Abastecimento Seguro, que ocorre em nível nacional desde segunda-feira (15) e vai até sexta-feira (19). Até agora, não foram encontradas irregularidades.

De acordo com o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a ação visa proteger o consumidor, assegurar uma competição justa entre os postos e fortalecer a confiança no abastecimento de combustíveis.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

No Amazonas, a ação contou com a participação da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), do Procon-AM e do Ministério Público (MPAM).

Fraudes eletrônicas em bombas de combustíveis ocorrem quando dispositivos clandestinos, como placas, chips ou softwares adulterados, fazem com que o posto entregue menos combustível do que o mostrado no visor.

A portaria 227/2022 do Inmetro estabelece tolerância máxima de 0,5%, ou 100 mililitros a cada 20 litros. Postos com irregularidades estão sujeitos a multas de R$ 100 a R$ 1,5 milhão por bomba.

*Com informações do G1

Relacionados

Parque Cidade da Criança em Manaus terá creche e praça molhada

Thayná Sousa

Prefeitura inaugura três centros de assistência a pessoas que vivem na rua

Thayná Sousa

Aluno se joga do terceiro andar de escola em Iranduba

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais