O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (14), que a proposta para isentar do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5 mil será enviada ao Congresso Nacional na próxima terça-feira (18).
“Vamos anunciar agora no dia 18 que quem ganha até 5 mil reais não vai mais pagar imposto de renda nesse país. Porque a verdade é que quem paga IR nesse país é quem tem desconto na fonte, por que aí não tem como sonegar. É descontado na folha de pagamento dele. Mas quem ganha muito as vezes nem paga. Inventa sempre uma ‘mutreta’ qualquer para não pagar. Queremos salvar o povo trabalhador de pagar o IR enquanto muita gente rica sonega”, disse o presidente.
A declaração foi feita durante um evento em Sorocaba, onde Lula, acompanhado do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregou 789 ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (Samu) para 559 municípios em 21 estados brasileiros.
A isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil já havia sido mencionada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na última segunda-feira (10). Na ocasião, Haddad informou que o envio da proposta ao Congresso seria realizado após o envio de um projeto que visa reduzir as taxas de juros do crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada.
*Fonte: D24am