As FDI Forças de Defesa de Israel lançaram um ataque aĂ©reo, nesta sexta-feira (27), ao quartel-general do grupo terrorista Hezbollah, em um subĂşrbio no sul de Beirute, capital do LĂbano. Autoridades israelenses investigam se o chefe da organização, Hassan Nasrallah, estava no local.
Segundo as FDI, o QG da organização terrorista estava localizado sob um conjunto de prĂ©dios residenciais em Dahieh, área predominantemente xiita e reduto do Hezbollah. Pelo menos seis edifĂcios foram destruĂdos no ataque, que Ă© considerado o maior desde o inĂcio da ofensiva israelense.
“Momentos atrás, as Forças de Defesa de Israel realizaram um ataque preciso contra o Quartel-General Central da organização terrorista Hezbollah, que servia como o epicentro do terrorismo do Hezbollah. O Quartel-General Central do Hezbollah foi intencionalmente construĂdo sob prĂ©dios residenciais no coração de Dahieh, em Beirute, como parte da estratĂ©gia do Hezbollah de usar o povo libanĂŞs como escudos humanos”, afirmou o porta-voz das FDI, Daniel Hagari.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, concedia uma entrevista coletiva em Nova York, após discursar nas Nações Unidas, e deixou o evento às pressas ao ser informado do ataque. Jerusalém informou Washington sobre o bombardeio poucos minutos antes de executá-lo.
Há uma semana, um bombardeio israelense no mesmo distrito matou o número 2 na hierarquia de comando do Hezbollah. Ibrahim Aqil já havia ficado ferido nas explosões simultâneas de pagers e tinha recebido alta do hospital no mesmo dia.
O comandante da unidade aérea do Hezbollah, Mohammed Sarur, foi eliminado na quinta-feira (26), em outro ataque aéreo.
*Fonte: D24am