Atenção, peladeiros: as inscrições para a 52ª edição do Peladão, o maior campeonato de peladas do mundo, está prestes a começar. Entre os dias 1 de junho e 7 de julho, equipes poderão ser inscritas online, para participarem das quatro categorias que compõem o Peladão: Peladinho, Feminino, Máster e Principal.
O Diretor Geral do Peladão, Sidniz Filho, destaca o mais de meio século de existência da competição, que reúne equipes participantes de todas as regiões da capital amazonense – e até mesmo do interior -, buscando o sonho de erguerem a taça, mas sem deixar de lado o clima de confraternização pelo qual o Peladão foi criado.
“Mais um Peladão que começa, mais um ano que Manaus estará em movimento correndo atrás de uma bola, seja criança, jovem, adulto, homem ou mulher. Tem sido assim nos últimos 50 anos e assim será neste Peladão – 51 anos. Os peladeiros de Manaus estão formando suas equipes, convidando os melhores atletas e pensando em melhores resultados em relação ao ano passado”, inicia Sidniz, antes de finalizar.
“Assim é o Peladão, todos par ticipam. É lazer e integração social para os peladeiros de Manaus. Sejam bem-vindos ao Peladão – 51 anos”, finaliza o Diretor Geral do Peladão.
O site http://www.peladaoacritica.com estará aberto para as inscrições a partir do dia 1 de junho. É necessário fazer um cadastro no site, onde será preenchida uma ficha de inscrição. Vale lembrar que no caso da categoria Principal, além do presidente e atletas devidamente regularizados, é necessário inscrever uma Rainha – que irá representar o time no concurso Rainha do Peladão.
Peladão 51: uma boa ideia
A edição de 51 anos do Peladão terá um patrocinador para lá de especial: trata-se da Cachaça 51, produzida há mais de 60 anos pela Cia. Müller de Bebidas, em Pirassununga, no interior de São Paulo. Em 2021 a marca 51 foi reconhecida pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) como Marca de Alto Renome – patamar de grande reconhecimento e reputação positiva.
A ligação da 51 com o futebol vem desde a sua existência. Criada em 1952 pelos irmãos Piccolo, a cachaça surgiu um ano após o título da Copa Rio conquistado pelo Palmeiras. A competição internacional foi a primeira chancelada pela FIFA entre clubes de continentes diferentes.
Palmeirenses fanáticos, os irmãos Piccolo aproveitaram a conquista do Verdão para lançar a cachaça como uma homenagem ao clube e também como uma jogada de marketing, já que Palmeiras é também o nome da cidade de fundação da bebida. Agora, a 51 se junta ao Peladão, fazendo parte da história do maior campeonato de peladas do mundo.
Últimos campeões
Na edição de 50 anos do Peladão, um total de 365 times disputaram as quatro categorias da competição. As finais ocorreram na Arena da Amazônia – um dos palcos da Copa do Mundo FIFA 2014 – e tiveram transmissão ao vivo do Portal A Crítica e da TV A Crítica.
Na categoria Peladinho, os Amigos da Cidade Nova ficaram com o título após derrotarem o Verona CDB nos pênaltis. Na categoria Feminino, também nas penalidades máximas, o Fura Olho superou as Amigas da Cidade Nova. No Máster, a disputa por pênaltis também se fez necessária, com os Amigos da Cidade Nova vencendo o Amazonas. Por fim, na grande final da categoria Principal, o A.D.T venceu o LDU Compensa por 4 a 2.