A direção do Nacional Futebol Clube relatou, nesta terça-feira (15), que membros da comissão técnica foram vítimas de insultos xenófobos por parte de torcedores do Bahia de Feira durante um duelo entre os times na noite desta segunda-feira (14), em Feira de Santana-BA. A partida, válida pelas semfinais da Série D do Campeonato Brasileiro, aconteceu na Arena Cajueiro e terminou com derrota do time amazonense por 2 a 0.
Em nota publicada pelo Nacional nas redes sociais, a direção do clube relatou que a equipe foi insultada com termos como “índios” e “comedores da selva”, de forma pejorativa. No pronunciamento, time repudiou o episódio e disse que comportamentos que ferem o convívio do futebol não podem ser normalizados.
Ainda em nota, o Nacional ressaltou que é contra qualquer tipo de movimento preconceituoso e lamentou o ocorrido, pedindo respeito a cultura e povo amazonense. “O Nacional FC se esforça para manter vivo o orgulho de uma história centenária do clube mais vezes campeão do nosso estado do Amazonas”, destacou.
O episódio aconteceu durante o jogo de ida das oitavas de final da Série D do Brasileirão. Antes mesmo da partida em campo, o clima já era tenso entre as torcidas por conta de publicação feita pelo Nacional, que foi interpretada como provocação e “simulação desnecessária”, após a morte do jogador Deon, do Bahia de Feira.
O crime de xenofobia está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/89 – a Lei de Combate ao Racismo. A pena pode ser reclusão de um a três anos e multa.
A Crítica