Portal Castello Connection
Marilua Feitoza

Justiça climática e engajamento da sociedade civil: o que esperar da COP30

Foto: Banco de imagens/ CANVA

A COP30 está logo ali. E há muito o que ser feito até novembro de 2025, data em que o evento será realizado, em Belém do Pará. Espera-se que na COP30, as lideranças mundiais avancem em pontos como o financiamento climático, sobretudo, com países desenvolvidos apresentando um plano concreto para o cumprimento da promessa de mobilizar 100 bilhões de dólares por ano para o financiamento climático. Além disso, a pauta sobre transição energética tornou-se inadiável. Precisamos, urgentemente, a substituição sustentável de fontes de energia fóssil por fontes renováveis.

O evento tem como principal objetivo dar continuidade às negociações sobre a crise climática e aprofundar o debate sobre o enfrentamento do aquecimento global e seus impactos, buscando soluções para os desafios climáticos. Para isso, os países signatários do Acordo de Paris se reunirão para avaliar o progresso na implementação das metas estabelecidas, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e o financiamento de medidas de adaptação e mitigação.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A COP30 objetiva ainda promover a justiça climática, buscando soluções que considerem as necessidades dos países mais vulneráveis ​​aos impactos da mudança do clima. O evento será aberto para a participação da sociedade civil, incluindo povos indígenas, comunidades tradicionais, jovens e ativistas. Algo considerado fundamental para a ampliação dos debates e para buscar conjuntamente soluções necessárias e urgentes.

Foto: Banco de imagens/ CANVA

Conheça alguns dos principais objetivos da COP30:

  • Avançar nas discussões sobre a emergência climática: A COP30 dará continuidade às negociações sobre a crise climática, buscando aprofundar o debate sobre o enfrentamento do aquecimento global e seus impactos.
  • Implementação do Acordo de Paris: Os países signatários do Acordo de Paris se reunirão para avaliar o progresso na implementação das metas estabelecidas, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e o financiamento de medidas de adaptação e mitigação.
  • Promoção da justiça climática: O evento buscará soluções que considerem as necessidades dos países mais vulneráveis ​​aos impactos da mudança do clima.
  • Engajamento da sociedade civil: A participação da sociedade civil, incluindo povos indígenas, comunidades tradicionais, jovens e ativistas, será fundamental para o sucesso da COP30.

A expectativa é que a COP30 seja um marco nas negociações climáticas, impulsionando a ação global para enfrentar a emergência climática. Será um momento crucial para que os países demonstrem comprometimento com a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.

Artigo escrito por Marilua Feitoza
Jornalista, escritora e mestre em Sustentabilidade na Gestão Ambiental

Relacionados

Cozinhar em casa para viver mais e melhor

Marilua Feitoza

A angústia de vivenciar a crise climática

Marilua Feitoza

O Brasil que esperamos ver na COP30

Marilua Feitoza

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais