24.3 C
Manaus
31/05/2025
Portal Castello Connection
Brasil

Lançado GPT-4o, novo modelo de IA generativa com acesso livre

O novo modelo será implantado em produtos OpenAI nas próximas semanas, segundo a empresa.

Foto: Reprodução

A empresa OpenAI, criadora da ferramenta ChatGPT, apresentou nesta última segunda-feira (13) seu novo modelo de inteligência artificial generativa, o GPT-4o, com novas capacidades de produção e compreensão de textos, imagens e sons, e que estará disponível gratuitamente.

“Estamos muito, muito entusiasmados em apresentar o GPT-4o a todos os nossos usuários gratuitos”, disse Mira Murati, diretora de tecnologia da start-up com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, em uma entrevista coletiva virtual.

O novo modelo será implantado em produtos OpenAI nas próximas semanas, segundo a empresa.

A apresentação da empresa que lançou a revolução da inteligência artificial generativa foi muito aguardada, no momento em que os gigantes tecnológicos multiplicam os anúncios de novas ferramentas de IA, cada vez mais poderosas e personalizadas.

Ao apresentar esta nova versão, a OpenAI mostrou um assistente movido por voz, capaz de reproduzir de forma surpreendente a fluidez das discussões entre humanos.

“Há transcrição, inteligência e capacidade de falar reunidas para atribuir o modo vocal”, resumiu Murati, que mostrou com dois colegas como os usuários podem interagir com o ChatGPT.

O assistente de IA da OpenAI, que os usuários podem interromper facilmente, é capaz de ler as emoções em seus rostos através da câmera do smartphone, orientá-los em exercícios respiratórios, contar-lhes uma história ou ajudá-los a resolver um problema matemático, entre outras coisas.

Corrida pela IA

Esta nova versão do programa da OpenAI chega um dia antes da também aguardada apresentação do Google sobre o Gemini, que concorre com o ChatGPT.

A corrida por modelos de IA levou a Microsoft (principal investidora da OpenAI) a se tornar a maior empresa do mundo em capitalização de mercado, retirando da Apple o primeiro lugar.

OpenAI e Microsoft competem com Google pela posição de líder do setor, embora a Meta (controladora do Facebook) e a Anthropic (com investimento da Amazon) também estão na briga.

Todas as empresas da área estão tentando descobrir como cobrir os custos exorbitantes da IA generativa, muitos dos quais vão para a gigante americana de chips e semicondutores Nvidia.

Até agora, as versões gratuitas disponíveis eram aquelas com menos recursos dos programas OpenAI ou Google, e há dúvidas se o público em geral está disposto a pagar para continuar tendo acesso.

Os criadores dessas ferramentas também enfrentam uma pressão cada vez maior de autores e criadores, que passaram a exigir contribuições para a utilização de seu conteúdo no treinamento de seus modelos de IA, o que também tende a encarecer a tecnologia.

A OpenAI assinou acordos de conteúdo com Associated Press, Financial Times e Axel Springer, mas também está envolvida em um processo judicial com o jornal The New York Times.

A empresa também enfrenta diversas ações legais de artistas, músicos e autores nos Estados Unidos.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Paulo Cupertino é condenado por assassinato do ator Rafael Miguel e de seus pais

Ingrid Galvão

Homem com mandado de prisão cai de telhado ao tentar fugir da polícia

Ingrid Galvão

Diretora afastada após exibir pênis de borracha em escola no ES

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais