Portal Castello Connection
Política

Laudo do TCE-AM pede multa e suspensão de obra da nova sede da Semmasclima

Antônio Stroski pode ser multado em quase R$ 15 mil; secretaria discorda do laudo e reafirma que Parque dos Bilhares e parque urbano e não unidade de conservação.

Foto: ex-secretário Stroski (arquivo/AC)

Um laudo técnico da Diretoria de Controle Externo Ambiental (Dicamb) do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) pede a aplicação de uma multa de quase R$ 15 mil contra o ex-titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), Antônio Stroski, no processo que investiga a construção da nova sede da pasta em uma área do Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul de Manaus.

O documento assinado pelo auditor técnico Sérgio Meleiro da Silva e pelo diretor Jonas Rocha de Almeida também pede que a obra seja suspensa e a área seja recomposta, “inclusive com a eventual demolição de estruturas existentes, bem como o replantio de árvores eventualmente removidas”.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A representação foi movida inicialmente pelo procurador Ruy Marcelo Alencar, do Ministério Público de Contas (MPC), que acusou Stroski e o então chefe do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, de ilicitude e má gestão ambiental “por iminente risco ambiental de difícil reparação” causado pela remoção de árvores no Parque dos Bilhares para a construção da nova Semmasclima.

Procurada pela reportagem, a Semmasclima afirmou por meio de nota que “está ciente do laudo emitido pelo TCE-AM, tratando-se apenas de um procedimento preliminar, com o qual não há concordância por parte da secretaria, referente à fundamentação legal incorreta, uma vez que o Parque dos Bilhares é um parque urbano e não uma unidade de conservação”.

“A secretaria salienta que há liminar referente à regularidade e continuidade da obra da nova sede da secretaria. Diante do exposto, seguimos à disposição”, completa.

*Fonte: Acrítica

Relacionados

Reforma, segurança e orçamento: os temas que vão agitar o Congresso em novembro

Brasil 61

Roberto Cidade destaca apoio a políticas de dignidade menstrual

Thayná Sousa

Comissão da Câmara aprova regra para manter ex-cônjuge em plano de saúde após divórcio

Redação

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais