Portal Castello Connection
Amazonas

Lei aprovada no Amazonas estabelece mecanismo de prevenção à tortura

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou, em 20 de agosto, uma lei que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura.

(Foto: Valter Campanato/ABr)

A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou, em 20 de agosto, uma lei que cria o Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura. A medida atende a uma ação do Ministério Público Federal (MPF) e surge após casos graves de violação de direitos humanos no sistema prisional do estado.

Entre os episódios que motivaram a criação do mecanismo está o estupro de uma mulher indígena da etnia Kokama, mantida em uma cela com homens em Santo Antônio do Içá e vítima de abuso por nove meses, cometido por cinco policiais militares e um guarda municipal.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

O MPF havia solicitado à Justiça Federal aplicação de multa ao estado e bloqueio de recursos pelo descumprimento do prazo de 120 dias definido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para implementação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT). O prazo começou em fevereiro de 2025 e terminou em junho.

Segundo o MPF, a ausência de um mecanismo estadual contribuiu para graves violações dentro do sistema prisional, reforçando a necessidade de fiscalização e prevenção de abusos. O histórico do Amazonas registra denúncias de maus-tratos e rebeliões em 2017, 2018 e 2019, além do caso recente envolvendo a mulher indígena.

O procurador da República Igor Jordão Aves destacou que a implementação do sistema é essencial para garantir que investigações e repressão a abusos em locais de privação de liberdade sejam efetivas.

A criação do sistema decorre de uma ação civil pública ajuizada pelo MPF em 2022, cobrando a União e o estado do Amazonas. O governo estadual tentou suspender a decisão no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), mas o recurso foi negado. O caso chegou ao STF, que manteve a obrigação de implementação do mecanismo.

Relacionados

ADS divulga cronograma das Feiras de Produtos Regionais desta semana

Thayná Sousa

Defensoria inicia agendamentos para mutirão de serviços jurídicos em Manaus

Thayná Sousa

Estoque de sangue do Hemoam está em alerta e hemocentro convoca doadores

Thayná Sousa

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais