Três lotes do Café do Norte, comercializados em Manaus, foram classificados como impróprios para o consumo pelo Governo Federal por conter impurezas e matérias estranhas. A lista com todas as 14 marcas reprovadas em oito estados foi divulgada na última sexta-feira (28).
Os lotes 01, 02 e 11 foram desclassificados pelo Ministério da Agricultura por violar a portaria nº 570, que proíbe materiais como grãos ou sementes de outras espécies de vegetais; cascas; paus; areias; torrões e outras impurezas.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
A equipe entrou em contato com o Café do Norte e aguarda uma resposta para os questionamentos que foram feitos, um deles é se as unidades reprovadas já foram retiradas de circulação.
Operação Valoriza
Os produtos desclassificados foram identificados durante a Operação Valoriza, realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, entre os dias 18 e 28 do último mês.
Ao todo, 168 amostras de café foram coletas e 14 marcas tiveram a presença de impurezas detectadas. Além do Amazonas, exemplares de Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso também foram reprovados.
*Fonte: Acrítica

