Luighi, atacante do Palmeiras, foi alvo de racismo durante o jogo contra o Cerro Porteño, nesta última quinta-feira (6), pela Libertadores sub-20, no Paraguai. A partida foi disputada no estádio Ghunter Vogel, na cidade de San Lorenzo. O jovem foi chamado de macaco por um homem com uma criança no colo e ainda levou cusparada de outros torcedores. Durante entrevista, o jogador se revoltou ao ser perguntado sobre o jogo e não sobre o crime cometido.
Em nota o Palmeiras se manifestou lamento ao ocorrido, inadmissível.
“É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da CONMEBOL. A Sociedade Esportiva Palmeiras presta toda solidariedade aos atletas do clube que estão disputando a Libertadores Sub-20 no Paraguai e comunica que irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos. Racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes! As suas lágrimas, Luighi, são nossas! A Família Palmeiras tem orgulho de você, diz a nota.
Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) repudiou as ofensa racista sofrida por Luighi.
“A CBF repudia a ofensa racista sofrida pelo atacante Luighi, do Palmeiras, no Paraguai. A entidade já acionou a Diretoria Jurídica e fará uma representação à Conmebol cobrando rigor nas punições. O protesto será feito ao presidente Alejandro Dominguez e à Comissão Disciplinar da entidade que comanda o futebol na América do Sul”, diz um trecho da nota.
O time Sub-20 derrotou o Cerro Porteño-PAR por 3 a 0, nesta quinta-feira (06), no Estádio Gunther Vogel, em Assunção-PAR, pela segunda rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores da categoria. Os gols das Crias da Academia foram marcados por Riquelme Fillipi (duas vezes) e Erick Belé.
Com o resultado, o Palmeiras chegou aos seis pontos, na liderança do grupo C, e garantiu a classificação para a semifinal com uma rodada de antecedência. O time nove gols marcados e nenhum sofrido até o momento – o artilheiro da equipe é Riquelme Fillipi, com quatro tentos.
Veja vídeo:
*Fonte: D24am