O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, em entrevista ao podcast Mano a Mano, que caso decida disputar a reeleição em 2026, será “candidato para ganhar”. A entrevista foi divulgada na madrugada desta quinta-feira (19).
Lula ressaltou que sua candidatura dependerá de seu estado de saúde e disposição no momento da eleição. “Se estiver, no momento eleitoral, com a saúde que estou hoje, com a vontade que estou hoje e com a disposição que tenho, eu serei candidato para ganhar as eleições”, afirmou.
Durante a conversa, o presidente comentou que a oposição ainda busca um nome para enfrentá-lo no pleito. Ele mencionou os governadores Tarcísio de Freitas (SP), Ronaldo Caiado (GO), Ratinho Júnior (PR) e Romeu Zema (MG) como possíveis adversários, mas expressou confiança na sua vantagem.
Lula também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está atualmente inelegível por decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacando que não pretende adotar a postura de contestar resultados eleitorais.
“Eu não vou fazer como o outro e ficar chorando, inventando golpe. Perdi três eleições e aceitei os resultados. Quando ganho, quero que aceitem também”, declarou.