Durante visita oficial a Jacarta, capital da Indonésia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (23/10) que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República em 2026. A declaração foi feita ao lado do presidente indonésio, Prabowo Subianto, no Palácio Merdeka, no primeiro dia da agenda oficial do chefe do Executivo brasileiro pelo Sudeste Asiático.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que estou com a mesma energia de quando tinha 30 anos. E vou disputar um quarto mandato no Brasil […] Nós ainda vamos nos encontrar muitas vezes”, afirmou Lula.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
O presidente já havia sinalizado anteriormente a possibilidade de concorrer novamente, condicionando a decisão ao seu estado de saúde.
Mais cedo, Lula foi recebido com honras militares e civis pelo presidente Subianto. Após uma reunião privada, os dois participaram da assinatura de acordos bilaterais e concederam uma declaração conjunta à imprensa.
Lula destacou o crescimento do comércio entre Brasil e Indonésia, que triplicou nas últimas duas décadas, passando de US$ 2 bilhões para US$ 6,5 bilhões. Ele também defendeu o aumento da cooperação econômica e tecnológica, incluindo áreas como inteligência artificial, datacenters, ciência, tecnologia e intercâmbio acadêmico.
Durante o encontro, Brasil e Indonésia assinaram memorandos de entendimento sobre medidas sanitárias e fitossanitárias, certificação agrícola, energia, mineração, ciência e estatística. Também foram firmados acordos entre empresas privadas dos dois países.

