Portal Castello Connection
Política

Lula critica derrubada da MP que buscava recursos para políticas sociais: “Votaram contra o povo”

Em publicação na rede X, na noite desta quarta-feira (8), Lula afirmou que a medida não derrubada pelo governo, mas sim pelo povo brasileiro;

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou duramente a decisão da Câmara dos Deputados de retirar de pauta a Medida Provisória (MP) que apresentava alternativas à alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Em publicação na rede X, na noite desta quarta-feira (8), Lula afirmou que a medida não derrubada pelo governo, mas sim pelo povo brasileiro:
“A decisão da Câmara de derrubar a medida provisória que corrigia injustiças no sistema tributário não é uma derrota imposta ao governo, mas ao povo brasileiro”, disse.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

A MP, considerada essencial pela equipe econômica, perderá validade nesta quarta-feira e renderia cerca de R$ 17 bilhões aos cofres federais em 2026, ano eleitoral. Segundo o presidente, a retirada da proposta limita políticas públicas e programas sociais, beneficiando apenas uma pequena parcela rica da população.

O relatório apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP) flexibilizou pontos do texto original, como a tributação de investimentos em letras de crédito do setor imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA), mantendo-os isentos diante da pressão do setor. Já a alta na CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) para fintechs, startups e bancos tradicionais foi mantida.

Os partidos PP e União Brasil, que formam federação, fecharam voto contrário à MP, alegando compromisso de não aumentar a carga tributária, segundo nota do Progressistas.

Após a derrota, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), criticou a decisão e prometeu acompanhar possíveis subsídios ao agronegócio. A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se manifestou, afirmando que “quem votou na Câmara para derrubar a MP que taxava os super ricos votou contra o país e o povo”.

Relacionados

Justiça Eleitoral barra repasse de verbas a três partidos no Amazonas

Ingrid Galvão

Pesquisa aponta rejeição a Bolsonaro e Lula nas eleições de 2026

Ingrid Galvão

Municípios em emergência terão prioridade no recebimento de alimentos do PAA

Brasil 61

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais