O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cumprir agenda em Manaus no dia 9 de setembro, onde participa da inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). A cerimônia também terá a presença de líderes de oito países que dividem a floresta em seus territórios.
O espaço, que funcionará na capital amazonense, será responsável por integrar forças de segurança do Brasil e das nações vizinhas no combate a crimes ambientais e ao crime organizado, como garimpo ilegal, tráfico de drogas, contrabando de armas, grilagem de terras e lavagem de dinheiro.
Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp
Entre as estruturas previstas estão salas de inteligência, videomonitoramento, divisões de operações e logística, gabinete de crise e área destinada à imprensa. A central já opera de forma remota desde junho, quando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou o serviço inicial em Manaus.
O projeto recebeu financiamento do Fundo Amazônia, por meio do BNDES e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O investimento total chega a R$ 318,5 milhões, dos quais R$ 36,7 milhões foram destinados diretamente ao CCPI Amazônia, cobrindo o aluguel do prédio por três anos e a aquisição de equipamentos, mobiliário, viaturas e lanchas.
A iniciativa faz parte dos compromissos firmados na Carta de Belém entre o Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da adesão dos estados da Amazônia Legal.