Portal Castello Connection
DestaquesPolítica

Lula estará em Manaus para inaugurar centro internacional de segurança na Amazônia

Entre as estruturas previstas estão salas de inteligência, videomonitoramento, divisões de operações e logística, gabinete de crise e área destinada à imprensa.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Sérgio Lima / AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai cumprir agenda em Manaus no dia 9 de setembro, onde participa da inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). A cerimônia também terá a presença de líderes de oito países que dividem a floresta em seus territórios.

O espaço, que funcionará na capital amazonense, será responsável por integrar forças de segurança do Brasil e das nações vizinhas no combate a crimes ambientais e ao crime organizado, como garimpo ilegal, tráfico de drogas, contrabando de armas, grilagem de terras e lavagem de dinheiro.

Acompanhe nosso 📌 Canal no WhatsApp

Entre as estruturas previstas estão salas de inteligência, videomonitoramento, divisões de operações e logística, gabinete de crise e área destinada à imprensa. A central já opera de forma remota desde junho, quando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou o serviço inicial em Manaus.

O projeto recebeu financiamento do Fundo Amazônia, por meio do BNDES e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O investimento total chega a R$ 318,5 milhões, dos quais R$ 36,7 milhões foram destinados diretamente ao CCPI Amazônia, cobrindo o aluguel do prédio por três anos e a aquisição de equipamentos, mobiliário, viaturas e lanchas.

A iniciativa faz parte dos compromissos firmados na Carta de Belém entre o Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da adesão dos estados da Amazônia Legal.

Relacionados

Brasil avalia retaliação a tarifas dos EUA; Lula fala em relação “sem submissão”

Ingrid Galvão

Trecho de ligação entre a avenida Autaz Mirim e a Solimões será interditado para obras de gás

Ingrid Galvão

Justiça italiana mantém deputada Carla Zambelli presa em Roma

Ingrid Galvão

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Leia mais